03/12/2018
Audiência discute gestão do Novo Pronto Socorro de Cuiabá
Brunna Maria - CMC
Foi discutida em audiência pública requerida pelo vereador Diego Guimarães (Progressistas) a gestão do Novo Pronto Socorro de Cuiabá. De acordo com a proposta da prefeitura, com a inauguração do novo hospital prevista para dezembro deste ano, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública passaria a ser responsável pela administração da unidade. A sugestão, porém, é repudiada por profissionais da saúde.

Reinaldo Mota que é coordenador do Fórum Permanente da Saúde afirma que mesmo anunciando ser pública, a empresa seria privada.  “Queremos mostrar é que o modelo público 100% SUS funciona. No entanto a muitas gestões não tem sido feito porque faltam concursos públicos e o real alocamento para sua devida função”, disse o representante.

Hoje a empresa já é responsável pelo Hospital São Benedito, inclusive pela contratação dos profissionais. O vereador Diego Guimarães explica que a nova unidade de saúde não pode ser gerida como uma empresa.

“Sou favorável que a gestão da saúde publica seja feita diretamente pela secretaria de saúde e não pela Empresa Cuiabana. Não queremos uma terceirização da saúde que vai gerar uma precarização da mão de obra, contratação feita por indicações políticas, sem concurso e sem processo seletivo”, ressaltou o parlamentar.

A proposta com o modelo de gestão precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde para ser colocada em prática. No entanto, os conselheiros criticaram a iniciativa, pois temem uma "terceirização" do hospital. Os conselheiros alegaram que não houve sequer uma apresentação do modelo de gestão, uma vez que a Secretaria de Saúde estabeleceu que somente após a aprovação da Empresa Cuiabana de Saúde é que esta irá apresentar um plano diretor para gerir o pronto-socorro.

Ao final da audiência foi deliberado que a prefeitura apresente um plano de gestão do Novo Pronto Socorro em uma segunda audiência que deve ser realizada nas próximas semanas. Também será encaminhado um requerimento assinado pelas instituições de defesa dos profissionais da saúde, para que a prefeitura realize um concurso público suprir as vagas da nova unidade.  Além disso, foi solicitado que os funcionários do atual pronto socorro sejam remanejados para o novo conforme a demanda.

Nenhum representante da prefeitura compareceu na audiência e o vereador encaminhou uma cópia da reunião para o prefeito Emanuel Pinheiro, para o Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) para que tomem conhecimento do que foi discutido. “Diante do total desrespeito da prefeitura também apresentaremos uma moção de repúdio ao prefeito e ao secretário de saúde Huark Douglas”.