12/02/2009
Vereadores cobram criação da Guarda Municipal e dados sobre ETA
Luiz Alves
Os vereadores Toninho de Souza (PDT) e Lutero Ponce (PMDB) cobraram, na sessão desta quinta (12), que a Prefeitura da Capital implante a Guarda Municipal com urgência. Para discutir a questão a fundo juntamente com a comunidade, o pedetista solicitou realização de audiência pública. Já Lutero reclamou que, em função da demora, os bairros vivem situação de total abandono. “A Guarda Municipal foi uma das promessas feitas pelo prefeito Wilson Santos durante a última campanha eleitoral”, disse. O projeto que, a exemplo de Várzea Grande, propõe a criação da Guarda Municipal em Cuiabá já teve aval da Câmara Municipal em agosto do ano passado, mas até agora não foi colocado em prática.

Líder do prefeito no Legislativo, vereador Paulo Borges (PSDB) argumentou, na tribuna, que os seguranças devem estar nas ruas no mais tardar dois meses. Segundo ele, os aprovados no concurso público realizado em 2008 estão em fase de treinamento. Por outro lado, o parlamentar alega que a responsabilidade de garantir a segurança social é do Estado, e não do município. Destaca ainda que a Guarda Municipal é ineficiente no combate à criminalidade, já que em Várzea Grande a violência tem aumentado em vez de diminuir. “Os índices mostram que a violência em Várzea Grande é maior do que em Cuiabá”.

ETA Tijucal

O atraso na conclusão das obras da Estação de Tratamento de Água, localizado no bairro Tijucal, também motivou discussão entre os vereadores. Para cobrar informações sobre a obra, Domingos Sávio (PMDB) apresentou requerimento solicitando que a prefeitura apresente cópias do cronograma de execução, do contrato firmado com a empresa vencedora da licitação, além de dados sobre os recursos gastos no projeto, bem como cópias de documentos que autorizam a prefeitura a fazer empréstimo e encargos financeiros. Em seguida, Lutero reclamou da demora do término da obra. “Vamos cobrar a inauguração da ETA Tijucal, que até hoje está deixando o bairro Morada da Serra e região sem água”, reclamou.

Pollyana Araújo

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues