Início
NOTÍCIAS
28/11/2018
Em sabatina diretor da Águas Cuiabá apresenta justificativas aos questionamentos dos vereadores

Por mais de três horas o Diretor Geral da Águas Cuiabá, empresa concessionária responsável pelos os serviços de distribuição de água e coleta de esgoto nesta Capital, Luís Fabriani, foi sabatinado pelos vereadores, ocupando todo o tempo destinado à Sessão Plenária.

Convocado pelo vereador Dilemário Alencar (PROS), Fabriani, tentou, sem sucesso, justificar porquê a empresa pediu prorrogação de prazo do contrato, por que não recupera com a qualidade necessária o asfalto das ruas, depois que abre valetas para executar serviços e, principalmente, cobra tarifas tão elevadas para um serviço que não é entregue conforme pactuado.

Dilemário considerou, ao final da sabatina, que o “senhor Luís Fabriani foi muito evasivo nas suas respostas”.

O Diretor, por sua fez, apresentou uma série de justificativas para os vereadores. Ele disse que os valores pactuados para investimento foram até aumentados, somando agora 224 milhões.

Sobre as condições em deixam o asfalto, argumentou que “essa é uma obra de engenharia civil, contratamos empreiteiras para fazer”, e completou: estamos cobrando qualidade nos serviços e notificando aquelas que não correspondem.

Mas os vereadores não ficaram satisfeitos com a explicação, Dilemário, inclusive, disse que “isso é um desrespeito para com a população de Cuiabá”.

Antes da sabatina ter início, Luís Fabriani apresentou em slides o planejamento da Águas Cuiabá para a cidade. Mostrou que vários bairros vão ser beneficiados por obras estruturantes que visam garantir o cumprimento do que está pactuado.

Ele destacou que “principalmente na região do Tijucal, estamos construindo uma coletora, que vai retirar grande parte do esgoto que está sendo lançado no Rio Coxipó”.

Quando assumiu o serviço de águas e esgoto da cidade, a Águas de Cuiabá substituiu a CabCuiabá, por que não havia conseguido cumprir o contrato.

Um dos principais termos do contrato era investir 204 milhões para universalizar o serviço de distribuição de água e elevar a 60% a coleta e o tratamento de esgoto da cidade, até fevereiro de 2019.

Esse prazo foi dilatado a pedido da Águas Cuiabá, através de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, entre a Prefeitura, o Ministério Público e a concessionária.

Situação que Dilemário vê com bastante preocupação. Ele entende que “é injusto o consumidor ficar pagando por um serviço não existente, ao invés de conceder novos prazos, o Poder Público deveria exigir agilidade da Águas Cuiabá, para que o esgoto in natura pare de poluir nosso maior patrimônio ambiental, o Rio Cuiabá”.

Fabriani, contudo, alega que o contexto exige essa medida para que uma composição de preços  permita a formação de valores que vão fazer face aos investimentos necessários para a realização da obras em questão.

 

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
02/08 - Vereadora defende retorno da gratuidade do transporte público a pacientes psiquiátricos
02/08 - Vereador realiza vistoria em construção da nova ponte no bairro Altos da Serra II
02/08 - Câmara analisa projetos e pareceres na sessão desta terça
02/08 - Vereador propõe PL que visa prevenir e coibir o assédio sexual contra mulheres em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.