22/11/2018
Vereadores manifestam apoio para retirada do ponto de frete da porta de escola
Brunna Maria - CMC
Após ouvir a explanação de alerta feita hoje (22) pela diretora da Escola Estadual Ana Maria do Couto na Tribuna Livre, vários vereadores manifestaram apoio à causa, além de expor indignação à postura de descaso do secretário Antenor Figueiredo, mediante as solicitações encaminhadas pelo educandário à Secretaria de Mobilidade Urbana - Semob. A diretora Maria Cristina Domingues Barros enfatizou que a base de ponto de frete montada há anos em frente à escola já originou atropelamentos de alunos. “Eles não têm a menor visibilidade ao sair da escola. É que os caminhões estacionados ali impedem que vejam como o tráfego está na Avenida Brasil. O risco de dar de cara com um veíc ulo em movimento é constante”, disse. A diretora teme que isso resulte em acidentes fatais, acaso providências urgentes não sejam tomadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Segundo o autor do convite para que a diretora viesse à Câmara, vereador Gilberto Figueiredo, ex-secretário de Educação, “trata-se de uma reivindicação centrada no perigo permanente de acidentes pelo qual os alunos dessa escola passam. O pedido da diretora diz respeito assim à área de segurança e à própria segurança do alunado. Ademais, porta de escola não é lugar apropriado para montar ponto de frete. Ali deveriam ser afixadas placas proibitivas, além de o local contar também com a presença de “amarelinhos” (fiscais do trânsito), como forma de impedir a retirada das mesmas e estacionamento de caminhões”.

Gilberto ainda asseverou que tais providências precisam ser agilizadas antes que o pior aconteça. “Vamos encaminhar expediente ao secretário Antenor Figueiredo para resolver essa questão o quanto antes”.

Também se pronunciando sobre o assunto, o vereador Adevair Cabrail reiterou estar igualmente indignado com a postura indiferente da Semob e do próprio secretário Antenor Figueiredo. “Já fui procurado para ajudar a resolver tal demanda. Fui à Semob duas vezes, reunindo-me com a gerente Adriely. Falei inclusive com o próprio prefeito Emanuel Pinheiro, que ligou na minha frente para Antenor e exigiu que resolvesse o problema. Não adiantou nada disso”.

Adevair afirmou que o secretário Antenor Figueiredo tem deixado de atender os pedidos da comunidade cuiabana e do Parlamento. “O colega vereador Elizeu Nascimento tem razão quando reclama que Antenor faz deboche desta Casa de Leis ao ignorar as reivindicações ali encaminhadas. Postura que traz revolta geral”.

Elizeu Nascimento aproveitou para reforçar que o comportamento do secretário Antenor Figueiredo é mesmo de deboche em relação aos vereadores. “É um irresponsável ao não atender nossos pedidos. Muitos deles focados na preservação de vidas humanas. Já fiz questionamento sobre placas de sinalização no local onde morreram atropeladas mãe e uma recém-nascida, mas ele ignorou. Nem resposta recebemos se a Semob iria ou não avaliar essa questão”.

O parlamentar Elizeu {que se elegeu deputado estadual no último pleito} destacou que o secretário Antenor Figueiredo – ao comparecer à Câmara após ser convocado duas vezes – limitou-se a fornecer explicações evasivas e inúteis. “Ele (Antenor) tem feito nosso município andar pra trás. Contribui irresponsavelmente – ao não atender os pedidos dos parlamentares, focados em demandas expostas pela população – para a morte de inocentes no trânsito”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues