21/11/2018
Dr. Xavier: “Ainda estamos longe da Saúde Pública desejada por todos”
Assessoria de Imprensa
Ao visitar algumas unidades de Saúde Pública da capital nos últimos dias, o vereador cuiabano Dr. Xavier avaliou que existe clara determinação do setor em oferecer o melhor à população cuiabana, em termos de um atendimento eficiente. No entanto, conforme observou, “isso esbarra em problemas pontuais, nem todos necessariamente fáceis de serem resolvidos no tempo desejado pelos servidores e gestores”. Daí advém críticas – “por vezes injustas” - a quem está empenhado em fazer o melhor pelo seu próximo, complementou o parlamentar.

“A Saúde Pública é uma questão de embate complexo em todos os níveis (estadual, municipal, federal). Apresenta  entraves que desafiam a desenvoltura do atendimento eficaz que os profissionais da área lutam para consolidar. Assim, reitero aqui o desprendimento idealista dos servidores da Saúde, em geral. Fazem o que podem e, não raro, até extrapolam suas próprias condições. Cuiabá é um dos exemplos de que, acaso dependesse deles, muitas coisas seriam resolvidas na Saúde em tempo hábil”.

Primeiro, o vereador se reuniu com a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Míriam de Fátima Nascheveng Pinheiro, e com o coordenador-geral de Atenção Básica, Pioter Antônio G. Ferreira, oportunidade em que expôs a ambos alguns itens primordiais que entende serem úteis de implantação na Saúde do município. A coordenadora concordou com suas exposições:

“Endossando as palavras do vereador Dr. Xavier, realmente há muito a ser feito para que tenhamos uma assistência 100% exemplar na Saúde. É o nosso sonho profissional, e temos trabalhado intensamente nesse sentido”.

A coordenadora ainda salientou a capacitação regular dos técnicos de Atenção Primária como um dos suportes das metas traçadas pelo setor. “Essas oficinas oferecem uma visão mais dinâmica acerca dos procedimentos que a Saúde precisa adotar no dia a dia. Mesmo porque são facilitadoras na questão de desempenho das atividades, e assim podemos coletar excelentes resultados, no tocante à produtividade e qualidade dos serviços”.

Para exemplificar, ela citou as campanhas desenvolvidas pela SMS por ocasião do Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente câncer de mama e próstata. “É um trabalho desenvolvido de forma abrangente em todas as unidades clínicas da capital nos meses de outubro e novembro”. Também informou sobre as reformas nos PSF(s), algumas já concluídas e outras em fase de finalização. Os 15 PSF(s) registram uma média mensal de dois mil atendimentos, enumerou.

Dr. Xavier parabenizou a dinâmica dos trabalhos que a Atenção Primária tem levado a efeito em Cuiabá, mas voltou a cobrar celeridade da Secretaria Municipal de Saúde na conclusão das reformas no PSF do Jardim Independência e Centro de Saúde do Novo Terceiro. A interrupção de atendimento nessas unidades tem ocasionado sobrecarga excepcional de pacientes nos Postos de Saúde dos bairros Cidade Alta e Cidade Verde, citou. “Deslocaram os servidores do Jardim Independência e Novo Terceiro para que auxiliem nos serviços dessas duas unidades, mas o espaço disponível e a própria estrutura de ambas não comporta a demanda diária”, pontou o parlamentar.

Durante sua estada na Secretaria de Saúde da capital, o parlamentar cobrou resolutividade para resolver uma pane verificada no sistema de abastecimento de água da Policlínica do Verdão. “Uma falha desse tipo causa um problema enorme praticamente inviabiliza a maioria dos serviços prestados pela policlínica. Isso não pode acontecer jamais”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues