14/11/2018
Lambadão é elevado à categoria de Patrimônio Cultural
10 de setembro, aniversário de nascimento do cantor e compositor Chico Gil, passa a ser o dia do Lambadão, ritmo popularizado pelo artista que ficou conhecido como Rei do Lambadão.

Projeto de Lei de autoria do vereador Mário Nadaf (PV) instituindo a data foi aprovado por unanimidade na Sessão desta quinta-feira (08).

A lei também eleva à categoria de patrimônio cultural imaterial o ritmo musical.

Chico Gil, Francisco Guia da Silva, nascido em Poconé, faleceu em acidente automobilístico aos 47 anos. Seus maiores sucesso são as músicas Bola dividida e Hei, amigo!.

O lambadão foi adotado por cuiabanos e cidades irmãs vizinhas. Agora está consagrado como patrimônio cultural, o que pode eternizar o ritmo alcançando gerações futuras.

O parlamentar ressaltou que essa lei segue as normas da ‘Convenção da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial’ adotada pela UNESCO em 2003. “O Lambadão de Cuiabá abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de ancestralidade que faz parte da identidade cultural mato-grossense, como o rasqueado, siriri e o cururu”, pontua Mário Nadaf.

SecomCba