09/11/2018
Fala, Plenário!
Escolas Tiradentes

A convite do vereador Sargento Joelson (PSC), o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar de Mato Grosso, Coronel Mendes, usou a Tribuna Livre da Câmara para expor o sucesso da Escola Tiradentes, unidade de ensino que funciona por convenio entre a Polícia Militar e o Governo do Estado.

O Coronel informou que na última avaliação do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a Escola Tiradentes de Cuiabá alcançou a primeira colocação dentre as escolas de ensino básico da Baixada Cuiabana.

No estado, as escolas que se inscreveram para a avaliação anual, a escola de Confresa galgou a primeira colocação, dentre as instituições públicas.

Futuro governo

O vereador Gilberto Figueiredo (PSB), que preside a Comissão Permanente de Educação da Câmara e faz parte da equipe de transição do governo Mauro Mendes, disse que o futuro governador já recomendou à equipe que dedique especial atenção ao caso da Escola Tiradentes.

“Recebemos a recomendação para analisar as razões e condicionantes que levaram a esse desempenho”, complementou Figueiredo.

Visita à Casa Parlamentar

Buscando maior interação entre o Parlamento Municipal e os alunos da escola, o vereador Vinícius Hugueney (PP), fez convite para que a direção da unidade escolar traga os estudantes para conhecerem as dependências e também o trabalho desenvolvido pelos vereadores.

A Escola Tiradentes foi fundada em Cuiabá há 32 anos. Atualmente conta com 1200 alunos. A direção é da Polícia Militar, mas os professores são tanto policiais quanto civis.

Para se matricular, o aluno deve realizar um teste. Neste ano, o teste alcançou o índice de 12 alunos por vaga.

Essa modalidade de inclusão foi estabelecida há 60 anos e se baseia na premissa militar de meritocracia que visa selecionar os melhores.

Militares no Parlamento

Atualmente a formação da Câmara possui dois vereadores oriundos da caserna: os sargentos Joelson e Elizeu Nascimentos (DC).

Das fileiras militares também veio o Delegado Veloso (PV), além de suplentes que assumiram cadeira temporária.

Foi só a partir da Carta de 1988, a Constituição Cidadã, que os militares ganharam o direito de concorrer às eleições.

Homenagens

A 15ª Companhia de Força Tática do 2º CR de Várzea Grande completou 11 anos de existência ontem.

O vereador Elizeu Nascimento (DC), que é sargento PM, foi um dos agraciados com na solenidade ocorrida na sede da companhia.

O parlamentar, que se encaminha para assumir uma cadeira de Deputado Estadual, a partir do próximo ano, solicitou aos demais vereadores a aprovação de uma Moção de Congratulação em reconhecimento aos trabalhos prestados por aquela guarnição em prol da sociedade.

A Força Tática é especializada na atuação de casos considerados extraordinários, que exigem nível diferenciado de preparação dos seus componentes.

Dedicação vencendo carências

A EMEB Ana Tereza Arcos Krauze, localizada no Jardim Industriário II, região do Grande Coxipó, apesar de grandes dificuldades estruturais, conquistou várias medalhas nos Jogos Estudantis, que foram encerrados ontem em cerimônia realizada no Ginásio Dom Aquino.

O vereador Orivaldo da Farmácia (PRP), parabenizou os alunos, os professores, servidores e diretoria daquela unidade escolar pela dedicação e vontade de vencer.

Os Jogos Estudantis são realizados anualmente e têm demonstrado muito sucesso a cada edição.

Melhoria para Agentes de Saúde

O vereador Misael Galvão (PSB) convocou os demais vereadores para participarem de uma Audiência Pública que vai debater a situação jurídico-trabalhista e previdenciária do Agentes de Saúde Cuiabá.

Além dos vereadores foram convidados o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, Cuiabá-Prev e técnicos da Prefeitura Municipal.

A Audiência está programada para amanhã (09), a partir das 9:00, no Plenário das Deliberações, com transmissão ao vivo pela internet via facebook.

Só festa

10 de setembro, aniversário de nascimento do cantor e compositor Chico Gil, passa a ser o dia do Lambadão, ritmo popularizado pelo artista que ficou conhecido como Rei do Lambadão.

Projeto de Lei de autoria do vereador Mário Nadaf (PV) instituindo a data foi aprovado por unanimidade na Sessão desta quinta-feira (08).

A lei também eleva à categoria de patrimônio cultural imaterial o rtimo musical.

Chico Gil, Francisco Guia da Silva, nascido em Poconé, faleceu em acidente automobilístico aos 47 anos. Seus maiores sucesso são as músicas Bola dividida e Hei, amigo!.

O lambadão foi adotado por cuiabanos e cidades irmãs vizinhas. Agora está consagrado como patrimônio cultural, o que pode eternizar o ritmo alcançando gerações futuras.

O que fazer?

A partir de uma Audiência Pública realizada para debater a instalação do Hospital Materno Infantil no prédio do Pronto Socorro da Capital, o vereador Marcelo Bussiki (PSB) tomou conhecimento de um dado preocupante: de cada 100 crianças nascidas vivas em Cuiabá, 14 falecem antes de completar um ano de vida.

Esse percentual é o dobro de cidade como Lucas do Rio Verde e Sinop.

Com a construção do novo pronto socorro, a idéia – nascida ainda da gestão passada (Mauro Mendes), era instalar no prédio a ser desocupado uma unidade hospitalar especializada em saúde infantil.

Porém, pelas colocações de médicos, trabalhadores da sáude e outras autoridades, parece que o ideal para solucionar o caso é a construção de um novo prédio.

Da audiência foram tirados encaminhamentos que serão direcionados tanto ao Prefeito quanto ao Governo, posicionando-os no sentido de realizarem ações para debelar esse quadro vexatório.

Comissão
O vereador também afirmou que vai criada uma comissão para acompanhar a implementação de medidas nesse sentido.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues