08/11/2018
Vereador Dr. Xavier visita E.M. São João Bosco e anuncia reforma geral da unidade
Assessoria de Imprensa
Referência em educação na região da Grande Cidade Alta, a E.M. São João Bosco será palco de reforma geral dentro de mais algumas semanas. Reivindicação antiga, trabalhada tenazmente pelo parlamentar junto ao Executivo. Os procedimentos burocráticos (licitatórios) já se encontram em fase de finalização, por parte do Executivo local

O vereador Dr. Xavier visitou ontem (7) à tarde as instalações da Escola Municipal São João Bosco, instalada no bairro Cidade Alta, quando anunciou que, finalmente, a escola vai passar por reforma geral, sendo modernizada estruturalmente. O educandário {administrado pelo município} se encontrava em situação fragilizada há meses, apresentando rachaduras e problemas diversos nas instalações hidráulica e elétrica. Também a área do pátio - local de recreio dos estudantes - necessitava de intervenções isoladas. O vereador previu que o rol de deficiências assinaladas no âmbito da escola se constituía em risco físico presente ao alunos/professores e servidores, em geral. Demandava, portanto, uma urgente mobilização resolutiva. "Acumulados , esses problemas - além de notório perigo à integridade física - poderiam ainda comprometer a continuidade do funcionamento, o próprio ano letivo em curso".

A partir de então, o parlamentar empreendeu intensiva maratona de cobranças em prol de uma assistência reparadora na E.M. São João Bosco junto à Prefeitura (setor educacional), reivindicando reparos nas instalações e outras providências de praxe.  A mobilização do parlamentar extrapolou a conquista de um atendimento emergencial: conseguiu agendar reforma geral e a edificação de salas extras {destinadas ao funcionamento de creche} na São João Bosco, já em pleno funcionamento. Na visita de ontem, o vereador fez questão de adentrar nas salas para verificar se tudo estava funcionando conforme as determinações do projeto.  São locais em que as crianças ficam confortavelmente instaladas e conseguem absorver, de maneira eficaz, o processo pedagógico do setor, observou.

"Esse modelo de salas instalado na E.M. São João Bosco é provisório e vem ao encontro das expectativas dos educadores. Continuará sendo operacionalizado até que a reforma aconteça e as obras efetivas o substituam. É uma opção excelente para que ninguém seja prejudicado e ocorra prejudicial interrupção no processo pedagógico de ensino, principalmente no tocante às crianças. Anteriormente, enquanto as obras não eram concluídas, os estudantes não dispunham de espaço semelhante e tudo ficava paralisado. Isso atingia até os próprios servidores, que perdiam o gozo temporário de suas férias em detrimento da necessidade de cumprimento do calendário escolar".

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social - CMC