06/11/2018
Estudantes da E.E. Senador Azeredo visitam Câmara Municipal
Brunna Maria - CMC
Dezenas de alunos do tradicional educandário cuiabano estiveram hoje (6) nas dependências do Legislativo, oportunidade em que foram inteirados sobre o funcionamento da Casa de Leis e o papel dos integrantes parlamentares e do setor administrativo

A convite do vereador Vinícius Hugueney, a Câmara Municipal de Cuiabá recebeu hoje (6) a visita de alunos da E.E. Senador Azeredo. Eles foram recepcionados no marco do Centro Geodésico da América Latina, situado frontalmente ao Palácio Paschoal Moreira Cabral, pelo historiador Danilo Monlevade, da Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico. Posteriormente conduzidos ao interior do prédio do Parlamento, conheceram as dependências políticas (plenários/gabinetes) e os diversos setores integrados ao dia a dia funcional do órgão. Monlevade explicou o processo histórico político/administrativo da Casa de Leis e os reflexos de sua atuação na sociedade, em si.

Para o presidente da Câmara, Justino Malheiros, essa visita é mais uma oportunidade de estabelecer importante aproximação entre o Legislativo e o alunado local. "Mesmo porque os adolescentes de hoje serão legisladores em futuro próximo, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Desde já, eles querem saber o porquê de cada ação desempenhada no contexto parlamentar, a missão real do vereador, intitulado representante do povo. A geração atual tem dúvidas e deseja tudo devidamente esclarecido”.

Também o próximo dirigente da Mesa Diretora, Misael Galvão, destacou que a visita de estudantes ao Legislativo representa “oxigenação de novas ideias e de motivação para que o empenho dos parlamentares - em prol da coletividade da população - seja gradualmente determinado e redunde em frutos positivos”.  Ele parabenizou a iniciativa da Mesa Diretora de abrir as portas do Parlamento às novas gerações. “Os jovens são questionadores em potencial e têm perspicácia infinita para absorver conhecimentos. Nós, veteranos, é que aprendemos muito com eles, ao contrário do que possa ser imaginado. Essa visita, além de prazerosa e motivadora, é instrutiva sob todos os aspectos. Traz alento geral - d e convicta certeza a um bom futuro do País - por parte dessas crianças de mente tão aberta”.

Na opinião dos vereadores Vinícius Hugueney e Dr. Xavier, a atual juventude estudantil é mesmo imbuída de notável clareza política. “Eles têm uma visão global de tudo que acontece no mundo. Não estão mais atrelados à imposição professoral das salas de aula, pelo contrário: vão mais além, dominam áreas estratégicas distintas. É uma das facilidades proporcionadas pela internet. Usufruem, portanto, de uma inteligência privilegiada e nitidamente focada em postos de liderança. O futuro chegou bem mais cedo para eles”.

Para as alunas Kamilly Vittória, 14 anos, do 9º ano, e Miriam Lucy, 14, visitar a Câmara Municipal foi bem esclarecedor.  “Nós não conhecíamos nada sobre o papel do legislador, sobre o marco do Centro Geodésico e as normativas acatadas por quem nos representa politicamente neste órgão”, disse Miriam. Kamilly sugeriu que essas visitas façam parte rotineira da agenda escolar.

Os professores Raquel Costa (historiadora) e Guilherme Desiderio sublinharam que o conhecimento da missão parlamentar de um município realmente agrega dividendos na graduação educacional.  “Os alunos costumam nos questionar sobre procedimentos políticos em sala de aula. E aqui têm preciosa oportunidade de vivenciar a realidade prática de um Parlamento e esclarecer outras dúvidas. É uma visita bem proveitosa”.

Também um grupo numeroso de alunos da Escola Estadual Professora Paciana Torres de Sant’ana, educandário localizado no Coxipó, passou pelo Centro Geodésico na mesma data/horário. A professora Fátima Comine (Letras) disse que eles estavam realizando um "city tour" por Cuiabá. “Primeiro, visitamos o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha. Daqui, vamos às igrejas do Rosário e São Benedito, à Mesquita do Morro da Luz e Parque Massairo Okamura. Depois, viremos conhecer as dependências do Legislativo numa data próxima”.

Ela observou ainda que a maioria dos seus alunos sequer saber que a área frontal do prédio da Câmara é a mesma do Centro Geodésico da América Latina. “Há alunos que nunca vieram aqui antes. Visitar o Museu da Caixa D’água, por exemplo, foi uma surpresa para eles. O papel da escola é proporcionar oportunidades do tipo. A história conta o ontem que tem reflexos no presente e futuro”.

As estudantes Emilly Jussara, 13, 8ª série,a e Maria Eduarda de Lara, 13, 8ª série, comemoraram o passeio. “Foi bom saber que existe tanta coisa interessante na nossa cidade. Agora, queremos conhecer tudo que fale da nossa história. Cuiabá tem muitas belezas guardadas e pouco divulgadas. Esse tour é um presente inesquecível para quantos participam”, definiram.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC