03/11/2018
Toninho de Souza realiza ação do “Novembro Azul” na Câmara de Cuiabá

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

O vereador Toninho de Souza (PSD) promoveu na manhã desta quinta-feira (01) na Câmara Municipal de Cuiabá, uma importante ação em alusão ao “Novembro Azul”, mês de combate mundial do câncer de próstata. O movimento “Novembro Azul” chama atenção para a realidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce com campanhas de conscientização realizada durante todo o mês.

A equipe de gabinete do parlamentar entregou na entrada da Câmara Municipal laços azuis e panfletos orientativos sobre o câncer de próstata para os funcionários e visitantes. A ação chamou atenção de todos e foi muito elogiada pelo público. De acordo com o vereador Toninho de Souza, a ação tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da conscientização e mostrar ao público masculino a responsabilidade que deve ter com sua saúde.

“Este é o mês de luta contra o câncer de próstata. Quero alertar os homens de nossa cidade a procurarem as unidades de saúde para fazerem seus exames para prevenção dessa doença, que é tão preocupante”, pontuou Toninho de Souza.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O parlamentar lembrou ainda sobre os cuidados e a prevenção de doenças essencialmente masculinas.

“Precisamos desmistificar essa ideia de que somente as mulheres têm de fazer o acompanhamento anual visando à prevenção do câncer. Sabemos que tem cura, desde que descoberto a tempo, e não há outra maneira de diagnosticar senão pelos exames preventivos e acompanhamento médico, quando constatada a doença”, explicou o parlamentar.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Verônica Rakel

Assessoria de Gabinete