31/10/2018
"CATA-TRECO": Dr. Xavier agradece gestão municipal por atender pedido de limpeza na Região Oeste
Assessoria de Imprensa
Os trabalhos de "cata-treco" se concentraram ontem (30) no São Benedito, e hoje acontecem no José Pinto, comunidade vizinha ao bairro Cidade Alta. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos iniciaram a coleta de entulhos logo pela manhã, contabilizando o acondicionamento de várias toneladas nos caminhões

O vereador Dr. Xavier afirmou hoje (31) que houve resposta ágil da Prefeitura de Cuiabá em atender pedido seu para promover limpeza geral em duas comunidades integrantes da Região Oeste da capital, e fez questão de agradecer o empenho dos gestores nesse sentido. Ontem, 30, o parlamentar acompanhou o desenrolar dos trabalhos de cata-treco no bairro São Benedito, lateral à Avenida Miguel Sutil. Já hoje, desde as primeiras horas da manhã, os trabalhadores municipais estão atuando no José Pinto, bairro vizinho à Cidade Alta.

O objetivo do vereador Dr. Xavier é estender esse serviço de limpeza geral aos demais núcleos comunitários da Região Oeste, e para tanto ele está verificando a agenda da Pasta para oficializar pedido de atendimento.  Segundo asseverou, muita coisa coletada {e já levada para locais de descarte específico} servia de abrigo confortável para animais peçonhentos (escorpiões, aranhas, cobras e o mosquito transmissor da dengue e outras endemias).

"Então, dentro daquele espírito de "que é melhor prevenir do que remediar", solicitamos ao Executivo para desencadear esse cata-treco generalizado no São Benedito e José Pinto, o que contou, devo ressaltar com a colaboração dos seus moradores, além de apoio empenhado do coordenador da Região Oeste, Adelson Rosa”.

Dr. Xavier também rememorou os tempos difíceis em que a capital mato-grossense confrontou epidemias sucessivas de dengue. “Nós não podemos jamais nos esquecer do suplício que a dengue impôs à população cuiabana e a vários municípios interioranos e Brasil afora durante anos. Temos que barrar, portanto, o avanço dessa doença e isso somente é possível por meio da neutralização de "berçários" do vetor da dengue, o mosquito ‘aedes aegypti’. Ao destruir os ambientes favoráveis à sua procriação - qualquer lugar passível de armazenar água -, automaticamente bloqueamos o retorno de surtos endêmicos".

RUAS REPLETAS DE ENTULHOS NO SÃO BENEDITO

Ontem, no São Benedito, os transeuntes de passagem eventual pela comunidade ficaram surpresos ao ver que as ruas estavam entulhadas de tudo quanto é objeto de descarte. Material que, anteriormente, estava acumulado em quintais e mesmo na área frontal das residências. Já pouco depois do meio-dia, tudo foi acondicionado nos caminhões, e o resultado disso foi um bairro mais limpo, observou o vereador Dr. Xavier.

"Já não temos, agora, toda essa imensidão de trecos perigosos no São Benedito, a exemplo de vasilhames (garrafas plásticas e de vidro), eletrodomésticos danificados (principalmente geladeiras), pneus, sofás, fogões, caixas e um sem número de quinquilharias diversas, entre brinquedos avariados, vassouras, panelas, roupas, peças de carro, bicicleta, etc. Mas devo ressaltar o seguinte: a educação ambiental é importante para que esse problema não se repita tão cedo. Hoje, felizmente, existe bom grau de conscientização acerca dos reflexos negativos decorrentes do acúmulo de lixo nas residências, e isso inclui trecos sem qualquer utilidade. Gradualmente, as pessoas começam a assimilar que tal comportamento pode facultar a ocorrência de fatos nocivos à sua saúde e dos seus familiares, inclusive com perigo de óbito. Quem contrai dengue hemorrágica, é sabido, ou é picado por determinado tipo de escorpião, cobras, corre riscos semelhantes".

João Carlos de Queiroz / Secretaria de Comunicação Social – CMC

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues