31/10/2018
FALA, PLENÁRIO | 31-10-2018
Brunna Maria - CMC
Humildade que faz diferença

Chico 2000 (PR) rendeu homenagens às Técnicas Nutricionistas da rede municipal de ensino na figura da “parceira Ana Domingas”, atualmente exercendo o cargo de Coordenadora de Nutrição.

30 de outubro é comemorado o dia dessas profissionais que trabalham incansavelmente para produzir cerca de 100 mil refeições diariamente.

Esse serviço humilde, “muitas vezes pouco notado” é responsável por manter bem alimentados 55.457 alunos da rede municipal.

Chico destacou que são mais de 800 profissionais que laboram nas escolas da Capital produzido almoço e lanche às crianças que são o futuro da nossa cidade.

O vereador anunciou que em breve estará promovendo um evento para proceder a entrega de “merecidas moções a essas valorosas servidoras públicas”, encerrou.

Papel de vereador

Na última Sessão (25 de outubro, quinta passada), Dilemário Alencar (PROS) requisitou a presença do Secretario de Serviços Urbanos José Roberto Stopa posicionamento sobre o valor do novo contrato em fase de licitação para coleta de lixo na Capital.

Atendendo apelo do vereador Delegado Veloso, Stopa – também um quadro do PV – compareceu nesta Sessão para prestar esclarecimentos a cerca dos questiomentos de Dilemário.

Stopa informou que o novo contrato engloba coleta manual e mecanizada – alcançando até mesmo a limpeza do Rio Cuiabá, como bônus.

A abertura das propostas está marcada para a próxima quinta-feira, na sede da Prefeitura, sendo que o preço máximo deve girar em torno de 2.5 milhões.

Acompanhamento

O novo contrato vai permitir que vereadores, cidadãos, Ministério Público e Tribunal de Contas acompanhem on line a pesagem dos caminhões coletores.

Com esta medida a Prefeitura busca minimizar as possibilidades de fraudes na pesagem, que é a fase que apresenta mais facilidade de burlar os apontamentos.

O Secretário disse que o acompanhamento é facilitado levando-se em conta a existência de uma média de peso ao longo dos meses. Essa média só é quebrada nos meses de janeiro e dezembro em razão das festas.

Contribuição popular

O vereador Kero-kero (PSL) afirmou da Tribuna que presenciou um fato triste. Numa visita ao bairro Dom Aquino avistou um “verdadeiro lixão” às margens do Córrego Gambá. Ao questionar moradores foi informado que aquela formação era de responsabilidade dos próprios moradores do bairro.

“Uma situação melancólica no centro da cidade”, descreveu o Parlamentar.

População merece respeito

A Águas de Cuiabá – empresa concessionária responsável pelo tratamento e distribuição de água em Cuiabá – está, na visão do vereador Marcrean Santos (PRTB), expondo a vexames os moradores que não pagam a conta de água em dia.

“Essa empresa ao cortar a água, coloca um lacre vermelho, anunciando para vizinhos e demais transeuntes que aquele consumidor está em débito”, reclamou o Parlamentar.

Marcrean fez comparação com a Energisa – empresa concessionária de energia – que ao cortar a energia de uma casa, tem o cuidado de não identificar o morador como inadimplente.

Ele quer que a Águas Cuiabá ao fazer o corte de fornecimento mantenha o lacre do hidrômetro da cor verde e não mais coloque o lacre vermelho, provocando constrangimento em famílias que se não quitam a conta, não agem assim por má fé, mas por falta de condições.

Questão de direito

A Prefeitura de Cuiabá, e isso acontece ao longo de anos, tem negligenciado o pagamento do acerto rescisório de servidores que se aposentam.

De acordo com reclamações que tem recebido, Adevair Cabral (PSDB), propôs que todos os vereadores da Capital, elaborem em conjunto, uma emenda à LOA/2019, destinando 10 milhões, pelo menos, para a Prefeitura quitar os acertos rescisórios, principalmente dos aposentados.

Ele explicou que “esse dinheiro são licenças prêmios e férias não gozadas que devem ser quitadas quando o contrato de trabalho é encerrado, mas a Prefeitura não vem garantindo esse direito dos servidores”.

Falência à vista

Criador e Presidente de uma CPI que investiga os repasses públicos para as casas de saúde filantrópicas – Santa Casa, Santa Helena e Hospital do Câncer -, o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), após analisar relatórios emitidos pela Santa Casa (objetivamente), enxerga grandes dificuldades para essa entidade secular.

Renivaldo – que é contabilista, advogado e Auditor do Estado – afirmou que a Câmara pouco ou nada pode fazer para solucionar “a situação falimentar” da Santa Casa.

Ele frisou que a Santa Casa não é hospital público, ela possui um Conselho Fiscal e recebe pelos serviços prestados. Para se sustentar ela precisa de um faturamento de 40% de atendimento privado e 60% público.

“A Prefeitura fez um repasse de 3 milhões, o Estado se comprometeu com outros 3, a título de adiantamento, não é fundo perdido” observou Renivaldo. Mas talvez isso não resolva a situação.

Conclusão, a Santa Casa precisa de dinheiro novo, que só pode vir da União, por uma emenda federal.

Polícia na rua

Os militares 3º Sargento Marcelo Rodrigues, Cabo PM Éliton Frank e os Soldados PM Odevair Bene e Ronilson Herculano, receberam Moção de Aplausos requeridas pelos vereadores Sargento Joelson (PSC) e Elizeu Nascimento (DC), como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade cuiabana.

Esses militares salvaram, em uma ação rotineira do dia a dia, a vida de um homem que tentava saltar para morte utilizando um dos viadutos da cidade.

Tanto Joelson quanto Elizeu – quem também é oriundo da caserna – destacaram que a polícia é muitas vezes vista como agentes que apenas matam ou morrem, mas a maioria da população nem imagina que na verdade o maior trabalho do policiamento de rua é salvar vidas.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA