24/10/2018
Diego Guimarães homenageia 76 anos do Hospital Geral
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Os 76 anos de existência do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá foram homenageados nesta terça-feira (23) pelo vereador Diego Guimarães (Progressistas). Como forma de agradecimento, 33 servidores com mais de 30 anos de serviços prestados ao hospital receberam uma Moções de Aplausos indicada pelo parlamentar. O evento contou com a presença do deputado federal Adilton Sachetti (PRB), também homenageado, do deputado estadual Ondanir Borttolini, o Nininho (PSD), do vereador Abílio Junior (PSC) e familiares e convidados dos homenageados.

Diego Guimarães destacou a importância dos serviços realizados pela unidade de saúde que atende pacientes de todo o Estado. "É uma instituição que preza pela segurança do paciente e a qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um trabalho que vem fazendo a diferença na vida de milhares de pacientes atendidos ano a ano”, pontuou.

A presidente do Hospital Geral, Flávia Silvestre, afirma que essa homenagem é resultado de dedicação dos funcionários da unidade de saúde. "Tudo sempre começa com um sonho e o sonho de uma mulher visionária completa 76 anos de existência. Sabemos que tudo isso só é possível com ajuda dos diferentes profissionais que se dedicam diariamente no nosso hospital. É por isso que cada funcionário merece ser homenageado".

O deputado Nininho falou sobre a criação de um fundo especial destinado para financiar a reestruturação da saúde, se sancionado, o Fundo Emergencial de Estabilidade Fiscal. "Esse recurso será estendido aos hospitais filantrópicos, até porque entendemos a necessidade, especialmente de hospitais como o HGU, que atende 95% das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Nininho.

Histórico
A entidade Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Cuiabá, entidade civil de fins filantrópicos e humanitários foi fundada em Cuiabá aos 23 dias do mês de outubro do ano de 1942. Os pilares da fundação foram a inspiradora D. Maria de Arruda Muller, o amparo econômico e financeiro da entidade veio do Bel. Julio Muller e o estruturador da entidade foi Dr. Helio Ponce de Arruda. Em 1945 foi então inaugurada a 1ª Maternidade de Cuiabá, com 7 leitos e após investimentos de recursos obtidos junto ao Governo Federal e a bancada de Mato Grosso, iniciou-se a obra efetiva da construção do Hospital Geral no terreno do entidade (anexo ao velho prédio da Maternidade), aumentando o número de leitos para 30.

Os números de atendimento mensal são mais de 3.600 consultas especializadas, 15.200 procedimentos de média complexidade ambulatorial e hospitalar e 778 procedimentos de alta complexidade, além de 1.750 procedimentos do Fundo de Ações Estratégicas (FAEC). Além disso, o hospital é o único a realizar cirurgias cardíacas e neurocirurgias de alta complexidade e cerca de 280 partos?mês realizados.

É maternidade com porta aberta 24 horas para atendimento a gestantes, sendo referencia em Gestão de Alto Risco (GAR) com suporte de UTI Neonatal para atender as necessidades do neonato. Para garantia de um excelente atendimento participa do Projeto Rede Cegonha, firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, nos termos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Ainda dentro da ótica de proporcionar um atendimento humanizado e completo para as gestantes e puérperas o HG possui também um Banco de Leite Humano (BLH), o primeiro do Estado de Mato Grosso, implantado em setembro de 2001. Certificado com o conceito Excelência em Bancos de Leite Humano, Categoria Ouro pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz.

Assessoria vereador Diego Guimarães

Fotos Relacionadas