Início
NOTÍCIAS
11/10/2018
Dr. Xavier: "Pacientes com transtorno mental terão gratuidade no transporte coletivo"
Assessoria de Imprensa
Nesta terça-feira (16), na sessão plenária do Legislativo, entra em pauta, para votação, o projeto de lei que assegura gratuidade no sistema de transporte coletivo da capital para pessoas com transtorno mental. Projeto de autoria do vereador Dr. Xavier, viabilizado após duas audiências públicas no Parlamento, quando esse tema foi discutido exaustivamente. As audiências contabilizaram presença maciça de técnicos em Saúde Mental e dirigentes de instituições diversas (públicas/privadas) ligadas à área. O principal entrave detectado nas discussões: interrupção do tratamento em função dos custos de transporte.

Na opinião do parlamentar, trata-se de um dispositivo de destaque social, e vem ao encontro dos anseios de quantos militam na área de Saúde Pública do município, posto que ampara os pacientes vítimas de transtorno mental. 

"Estamos consolidando, agora, um grande trabalho resultante das audiências públicas relativas à importância de garantir gratuidade de transporte municipal a pacientes com transtorno mental. Muitos simplesmente desistem do tratamento por não ter condições de bancar os custos das passagens. Há quem resida no Pedra 90, por exemplo, e precisa se deslocar às unidades CAP(s) - Centros de Atenção Psicossocial de Cuiabá. Principalmente para as famílias assalariadas, é inviável", observou Dr. Xavier.

O projeto de Dr. Xavier entra em pauta de votação em regime de urgência, conforme solicitou o vereador na última sessão plenária. "Este dispositivo é uma de nossas bandeiras de trabalho. Posso assegurar, desde já, que houve entendimento favorável à aprovação desse projeto. No que depender dos colegas de Legislativo, vai ser aprovado, sim. Mas volto a enfatizar: os méritos da concepção da proposta não são meus, mas de todos os técnicos de Saúde Mental de Cuiabá. Há tempos lutam para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes com transtorno mental".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social de Cuiabá 


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
23/03 - Presidente Chico 2000 homenageia humorista Dedé Santana
23/03 - Tribuna Livre discute captação de recursos para projetos sociais
23/03 - Trapalhão Dedé Santana recebe título de Cidadão Cuiabano hoje
23/03 - Michelly Alencar homenageia mulheres por relevantes trabalhos prestados em Mato Grosso
23/03 - Vereador Dr. Luiz Fernando faz visita de cortesia à interventora da Saúde Pública de Cuiabá
23/03 - Ações de Edna Sampaio beneficiam mulheres
22/03 - Conexão é Poder reúne mais de 30 mulheres em ciclo de palestras sobre empreendedorismo Da Assessoria
22/03 - Edna visita casa de religião de matriz africana no Tijucal
22/03 - CCJR realiza 6ª reunião e analisa nove pareceres de projetos
22/03 - ‘Café com Presidente’ realiza sua segunda edição com servidores da Gestão Pessoal
22/03 - “Projeto Cuiabaninhos na Câmara” inicia 2023 recebendo alunos da EMEB Hilda Caetano de Oliveira Leite
21/03 - Aprovado projeto de Lei da vereadora Maysa Leão que cria o Dia Municipal da Igualdade Feminina
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.