18/09/2018
O vereador Paulo Melo apresentou o projeto de lei sobre retirada de fios em Cuiabá e desordenados existentes em postes
Ednei Rosa/Secom-CMC
Em Sessão Ordinária nesta terça-feira (18/09), o vereador Paulo Melo (DC) da Câmara Municipal de Cuiabá apresentou o Projeto de Lei, que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em Cuiabá e desordenados existentes em postes de energia elétrica na Capital.

Não há dúvida de que fios elétricos ou cabos soltos, tais como, telefonia, fibra ótica, dentre outros, geram perigo de acidentes, atrapalham o trânsito e a circulação e causam poluição visual. Consequentemente, este Projeto de Lei dialoga com os anseios da população, que exige menos poluição visual e quer regramento nas instalações dos postes na cidade de Cuiabá, destacou Melo.

O vereador invocou o artigo 125 para que o PRF Wagner Machado, formado em engenharia elétrica fizesse o uso da tribuna. “A proposta desse projeto é fazer o ordenamento dos cabos que estão nos postes devido à poluição visual e principalmente da falta de identificação de muitos cabos, tem vários cabos clandestinos que nem a prefeitura e nem a concessionária tem conhecimento é importante fazer esse saneamento, limpar e deixar realmente só aqueles que estão autorizado”, disse machado.

De acordo com Melo a lei se baseia na própria constituição Federal que estabelece o poder e o dever aos municípios de legislar sobre matéria que dizem a respeito a seu ordenamento territorial, além disso, também assegura o direito ao cidadão ao viverem em um ambiente da poluição visual ocasionada pela viação solta, fragmentada, pendurada, amarrada e enrolada nos postes.

Precisamos acabar com excesso de fios soltos, amarrados, em desuso, para garantir mais segurança à população cuiabana, amenizar a poluição visual ruim que prejudicam a paisagem, além de evitar acidentes e assegurar a organização do espaço urbano, conclui o vereado Melo.

Laís Canto