Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
06/09/2018
HEMOCENTRO: A hora da vida tem pressa na doação de sangue.
Brunna Maria - CMC
“Embarque neste gesto de amor”, são os dizeres estampados no ônibus do Hemocentro. Instituição convida sociedade mato-grossense a se integrar à missão de salvar vidas

Repetindo a ação de solidariedade à vida realizada no dia 4, terça-feira, durante a maior parte do dia, em frente ao Palácio Paschoal Moreira Cabral, prédio do Legislativo cuiabano, o ônibus do Hemocentro esta hoje (6) no mesmo local cumprindo coleta de sangue. “Iniciativa crucial para salvar centenas de vida território afora, não somente em Cuiabá, conforme muitos imaginam”, explica a gerente da doação, Gian Carla, ao conclamar mais voluntários à causa encetada há décadas pela instituição estadual.

O ônibus utilizado pelo Hemocentro, o único, aliás, a campo na coleta móvel de sangue, já evidencia, na sua estrutura, a carga de utilização diária durante anos seguidos. O veículo permaneceu inoperante por longo período na garagem do órgão de Saúde, à espera de reforma, o que aconteceu recentemente, graças a uma parceria do Hemocentro entabulada com o Ministério Público, via TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, segundo informou a gerente dos trabalhos.

“Não fosse isso, o TAC, nosso ônibus estaria atualmente inoperante, sem condições de coletar sangue, tão importante para guarnecer o Banco de Sangue do Hemocentro, infelizmente ainda abaixo da quantidade necessária para suprir a grande demanda estadual. Mesmo porque, deve ser ressaltado, nem todo sangue doado pode ser aproveitado, pois passa por exames apurados, a fim de ser comprovado se realmente está apto para uso, dentro das condições exigidas para o processo de transfusão, sem doenças e outras implicações”, disse Carla.

Por conta da limitação das condições de trafegabilidade do velho ônibus do Hemocentro, a instituição limitou a sua atuação interiorana apenas na Baixada Cuiabana, em cidades mais próximas cronograma cauteloso de serviços para ninguém ficar na estrada. “O ônibus está em condições razoáveis, porém não confiáveis, digamos, para empreender percursos longos, difíceis. É um veículo antigo, e o único disponível do Hemocentro. Daí o fato de ser mais utilizado em Cuiabá e Região Metropolitana. Por sinal, no próximo dia 6 de dezembro, atenderemos na Praça 8 de Abril”. A expectativa de servir é evidenciada nos sorrisos de boa-vontad e, aliados à apreensão de que o ônibus estará 100%.

Justino Malheiros e Misael Galvão: “Doar sangue é um compromisso voluntário com Deus”

Para o presidente do Legislativo, Justino Malheiros, “doar sangue é, antes de tudo, um ato de amor”, notório slogan trabalhado por instituições do gênero nos quadrantes do País, sintetizou. “É uma mensagem explícita da grande importância para contribuirmos com os bancos de sangue do Brasil e do mundo. O sangue doado aqui vai salvar vidas muito mais além, e, por vezes, em lugares longínquos. Suprimento precioso para recompor as funções vitais de crianças, adultos e idosos”.  

O Hemocentro sediado em Cuiabá - enfatizou Justino Malheiros – realiza essa missão há décadas, sempre de forma dedicada. “Pelo que, em nome dos componentes deste Parlamento, parabenizo essa nobre instituição e seus integrantes. E também aos servidores do Legislativo, que aderiram à doação. O sangue doado por eles vai validar ponte segura de vida para muitas pessoas”.

Também se pronunciando, o presidente eleito para compor o próximo biênio da Mesa Diretora, vereador Misael Galvão, enfatizou que o Hemocentro é o “anjo da guarda” mobilizado para atender pessoas em todos os quadrantes de Mato Grosso.

“Os nobres servidores do Hemocentro se dedicam amorosamente às suas atividades, conscientes de que o sangue coletado representa serventia vital, ou seja: irá salvar vidas. Afinal, uma bolsa de sangue faz diferença crucial entre a vida e a morte quando da ocorrência de algum sinistro (acidentes ou doenças). Momento em que a pessoa necessita de urgente transfusão. Portanto, é uma honra confortadora saber que existem semelhantes predestinados a estender as mãos anonimamente, doando sangue regularmente para pessoas que não conhecem ou talvez jamais conhecerão. É Deus presente em cada um, mobilizando os corações para empreender o bem”.

OBS>Os pontos de coleta de sangue do Hemocentro na capital estão centralizados no Pronto Socorro e na sede da instituição, na Rua 13 de Junho, 1.055, área central, disse a atendente Ana Maria Marques, responsável pelos cadastros dos doadores.  

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.