Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
03/09/2018
“CURA PELA MAGIA”: “Querem transformar o Horto Florestal em Centro Místico de Terapia”, afirma vereador Abilio Junior
Brunna Maria - CMC
“Agora querem investir dinheiro público ‘tratamentos’ que não são comprovados cientificamente. Isso não é ciência. Isso não cura nada. Cada um real gasto nisso aqui é dinheiro público jogado fora. Querem é transformar o Horto Florestal em Centro Místico de Terapia”. Esse foi um trecho do pronunciamento do vereador Abilio Junior (PSC) feito na tribuna desta terça-feira (28-08), em que repudiou mensagem encaminhada pela Prefeitura de Cuiabá à Câmara de Cuiabá para aprovação de projeto de lei que institui a “Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde e dá outras providências”.

Conforme o parlamentar, o projeto oriundo do Poder Executivo conflita com a atual realidade da saúde pública de Cuiabá, da qual, segundo ele, carece de investimentos reais nas políticas de atenção básica, secundária e terciária. “Temos uma saúde que se encontra na UTI, praticamente morta e a Prefeitura agora quer curar com ‘cristais exotéricos’, com magia, com misticismo? Não dá. Não posso concordar com isso”, reclamou.

Eleito pelo Partido Socialista Cristão (PSC), o vereador ainda considerou que há meios mais eficazes como, por exemplo, os trabalhos feitos por igrejas (católicas e evangélicas), dos quais, afirmou, têm resultados comprovados. “A fé, a corrente de oração que os cristãos realizam em centros de oração dão resultado. Porque a Prefeitura não investe nisso. No trabalho social, de prevenção e cura que muitas igrejas realizam por meio da fé cristã? ”, questionou o parlamentar.

Caso a mensagem encaminhada pelo Executivo seja aprovada a Lei, caberá à Secretaria de Saúde de Cuiabá a gestão, planejamento, organização e controle da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, bem como a elaboração de normas técnicas para inserção de tal política definição de recursos orçamentários e financeiros para a implementação dela, observando a composição tripartite garantia de assistência farmacêutica com plantas medicinais, fitoterápicas, homeopáticas e antroposóficas, bem como a vigilância sanitária no tocante a respectiva política e suas ações decorrentes na sua jurisdição, dentre outras providências.

A mensagem do Executivo garante ainda que, tais práticas de saúde “passaram de geração para geração como conhecimento popular de plantas medicinais, trabalho de raizeiros, benzedeiras e parteiras, uso de banhos termais, massagens, alimentação natural, práticas corporais, rituais de cura e continuam incorporadas no atual conhecimento da população cuiabana”, evidenciando a necessidade de o Município definir tal política.

O QUE É ANTROPOSOFIA 

A antroposofia ou antropossofia ("homem" + "sof(o)", "sábio" + "ia", "qualidade, estado, profissão") é uma doutrina filosófica e mística fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Segundo Steiner, a antroposofia é a "ciência espiritual.

Mais informações:
Dana Campos
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior (PSC)
99208-9899


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.