31/08/2018
Dr. Xavier cobra celeridade nas obras da Região Oeste
Brunna Maria - CMC
Assessoria de Imprensa
"Ainda estamos sem chuvas, quando é possível efetivar reparos preventivos na malha viária danificada da capital. Daqui a algumas semanas, já no período chuvoso, qualquer obra estrutural vai ficar difícil de ser realizada”, advertiu o parlamentar.

Em reunião ontem (30) à noite com lideranças comunitárias dos bairros Jardim Beira Rio e São Benedito, o vereador Dr. Xavier enfatizou a necessidade emergencial de conclusão das obras paralisadas ou em processo moroso de reforma na Região Oeste da capital e, também, nos demais polos regionais do município. Além dos munícipes, participaram os secretários municipais de Obras (Vanderlúcio Rodrigues) e de Esportes (Edilson Odilon da Silva), oportunidade em que reafirmaram o compromisso da atual gestão em efetivar o elenco de serviços programados e/ou em execução pela Municipalidade.

“Entendemos a sobrecarga de demandas da Pasta de Obras, muito bem administrada pelo secretário Vanderlúcio Rodrigues. Mas é preciso acelerar o passo, porque as chuvas já se aproximam, e esse calor anormal dos últimos dias sinaliza isso. Então, cabe concluir, o quanto antes, as obras a céu aberto e outras que se encontram paralisadas em toda a cidade, principalmente os serviços de tapa-buracos na malha viária, recapeamento, desentupimento da canalização e limpeza das galerias pluviais. Providências que vão evitar alagamentos e outros problemas similares, a exemplo da interdição de vias públicas e todo aquele caos, quadro registrado ano após ano”, disse o parlamentar.

Dr. Xavier citou que Cuiabá convive com dilemas semelhantes a cada ciclo chuvoso, mapeamento problemático de conhecimento da área de engenharia da Secretaria de Obras. “O período das águas, para muitos moradores, não é muito comemorado em vários bairros, com enfoque nos periféricos, pois significa alagamentos nas vias de acesso, e até mesmo inundações em residências situadas em terrenos de forte declive. Significa, resumindo, transtornos e prejuízos, perda do suado patrimônio, inviabilidade de acesso às casas, etc. Situações que poderiam ser evitadas mediante a adoção imediata de medidas preventivas”.

Vanderlúcio: “No que depender do empenho da Prefeitura, das Pastas estruturais, Cuiabá vivenciará o período chuvoso agora em 2018 de forma bem mais segura”

O secretário Vanderlúcio Rodrigues disse que o parlamentar tem razão ao explanar a preocupação coletiva das comunidades que compõem a Região Oeste. “espelho do que sempre acontece durante o período das chuvas também no restante do município”.  E garantiu estar determinado a realizar os serviços assinalados a tempo. “De fato, é um corre-corre para cumprir distintos cronogramas de obras em toda a capital, inclusive no setor distrital. Mas iremos concluir os projetos dentro dos prazos oficiais. O prefeito Emanuel Pinheiro tem determinado prioridade nessa questão”,

Explicitamente em relação à Cidade Alta, além dos reparos aleatórios, o vereador Dr. Xavier solicitou a conclusão dos serviços de manilhamento ao redor do mini-estádio. “É o fato que causa alagamento no campo e ao redor dele, e assim contamos com a Secretaria de Obras para que seja resolvido”.

Foi ainda citado por ele que o mini-estádio irá receber iluminação moderna nos próximos dias, solicitação de sua autoria, acatada pelo secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. “Porém, a partir do momento que as chuvas despencarem, acaso o manilhamento não esteja pronto, a realização de qualquer evento ali fica antecipadamente comprometida”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação

Fotos Relacionadas