14/08/2018
Vereadores voltam a cobrar retomada de obras paralisadas
Brunna Maria - CMC
Na sessão plenária de hoje (14), presidida inicialmente pelo vereador Diego Guimarães e, depois, pelo vice-presidente da Casa de Leis, Renivaldo Nascimento, os parlamentares cuiabanos enfatizaram a necessidade de retomada urgente das obras paralisadas em setores públicos distintos, a exemplo das áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura. Dr. Xavier, médico odontólogo, disse ser imperioso que as unidades de Saúde em reforma tenham celeridade no processo, a fim de serem reinauguradas o mais breve possível e beneficiar a população. Citou o caso do Centro de Saúde do Novo Terceiro e do PSF do Jardim Independência, paralisações que se refletem em unidades clínicas situadas nos bairros Cidade Verde e Cidade Alta.

"Cada uma tem uma representação importante no contexto de atendimento regional. O Posto do Novo Terceiro, por exemplo, atende várias comunidades adjacentes, e assim se repete com as demais. Atualmente, prevalece sobrecarga nos serviços de atendimento na área de Saúde também por causa nessa inoperância causada por reformas que não terminam, ainda que o corpo funcional das unidades {paralisadas} tenha sido deslocado para outras próximas. Somando-se uma série de outros fatores, os entraves são inevitáveis".

Abílio Júnior cobrou da empresa Águas Cuiabá para que proceda limpeza nas bocas de lobo e galerias pluviais, Alertou que o período de chuvas se aproxima, e isso pode trazer maiores complicações. "Essa manutenção é imperiosa, porque, caso não seja realizada, vai gerar transtornos diversos: mais buracos, alagamentos, etc. Ademais, a população paga impostos justamente para que a responsável pelos serviços de Saneamento Básico resolva tais pendências. Aproveito também para pedir que a Secretaria de Obras realize uma operação tapa-buracos nos bairros Altos da Glória, Novo Milênio, Osmar Cabral e outros que se encontram em situação precária nesse aspecto".

Na mesma linha, o vereador Felipe Wellaton disse que a Águas Cuiabá precisa consertar as vias danificadas pelos seus serviços. "O devido recapeamento não está sendo feito, e aí a malha viária fica repleta de irregularidades, buracos. É preciso fazer a recomposição do asfalto quando for danificado em função de obras da empresa que tem a concessão de serviços públicos no setor de saneamento, água e esgoto. Ainda gostaria de pedir a expansão de sinalização nos cruzamentos da capital, centro e bairros, tanto em nível vertical como horizontal. Isso é importante para um melhor ordenamento do trânsito, evita acidentes, sem dúvida".

Também se pronunciando, Luís Cláudio apresentou indicação conjunta com o colega Juca do Guaraná para que o acesso ao bairro Recanto dos Pássaros, via convergência à esquerda na rotatória da Viola de Cocho, Avenida das Torres, possa ser feita a partir da ponte, alternativa resolutiva. "Isso iria facilitar o trânsito naquela região. A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que já existe planejamento para execução desse serviço. Se não fizer, vamos solicitar diretamente à Secretaria de Obras, pois ali virou caos em horários de pique. Quando avançamos na Avenida das Torres, por exemplo, sentido rotatória, é um verdadeiro caos".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social