Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/06/2018
Vereador Mário Nadaf Realiza Audiência Pública para Apresentar o Manual de Comunicação LGBTI+

O vereador Mário Nadaf (PV) nesta segunda-feira, 25, realizou uma audiência pública para o lançamento do Manual de Comunicação LGBTI+ para a imprensa de Mato Grosso.

De acordo com o Vereador esse material servirá de guia para propagar um jornalismo sem homofobia. “O manual sobre diversidade sexual e de gênero propõe combater o discurso de ódio e fortalecer a democracia na mídia,”, disse o parlamentar.

O professor e militante LGBT representante da Aliança Nacional, Clóvis Arantes fala da importância dessa implementação. “Quando a mídia coloca fotos no sentido de denegrir a imagem da vítima (LGBTI) está reforçando um preconceito que está instaurado na sociedade. Quando a imprensa tenta trabalhar de forma positiva geralmente, coloca como se a vítima tivesse procurando sofrer aquela violência. Não retrata que essas pessoas são mais uma vítima dessa sociedade preconceituosa, transfobica, machista, e  LGBTfobica”, declarou o representante.

Segundo Mário Nadaf a busca por direitos humanos é uma das lutas do seu partido. “Em 2013 foi criando no Partido Verde o ‘PV Diversidade’ com o objetivo de lutar contra a homofobia, assim, como todas as formas de discriminação à orientação sexual e a identidade de gênero, na defesa intransigente do estado laico e em prol de uma cidadania plena, com igualdade de direitos para a população homoafetiva, buscando introduzir as questões ideológicas do partido na defesa do desenvolvimento sustentável, diminuição da desigualdade social e pacifismo, na pauta de reivindicações da comunidade LGBTI”, fala o requerente da audiência.

De acordo com a ONU os direitos humanos estabelecem obrigações legais para os Estados certificarem que todos, sem distinção, possam desfrutar de seus direitos humanos. A orientação sexual e a identidade de gênero de uma pessoa é uma condição, como raça, sexo, cor ou religião. Os especialistas das Nações Unidas em direitos humanos confirmam que as leis internacionais, proíbem a discriminação com base na orientação sexual ou na identidade de gênero.

Segundo os dados do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), que faz parte da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), os registros de boletins de ocorrência em Mato Grosso motivados por homofobia aumentaram 39,47% em 2017 comparando-se com o ano anterior. No ano passado foram 114 casos registrados e 2016 fechou com 69. Ou seja, 45 a mais no comparativo.

A quantidade de registro tem aumentado ano a ano. Em 2011 foram 15 boletins registrados com a motivação homofobia, em 2012 passou para 22 e no ano seguinte subiu para 40. No ano de 2014 os números caíram, registrando 21 ocorrências, mas em 2015 voltou a subir, fechando em 45. Em janeiro e fevereiro de 2018 foram 10 e sete registros, respectivamente. 

Além do Vereador Mário Nadaf o Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Justino Malheiros (PV), também foi um dos requerentes dessa audiência pública.

 

 Aline Barbosa/ Assessoria de Imprensa do Vereador Mário Nadaf (PV). 

 

 



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.