26/06/2018
Escolhidos os membros da CPI que apura "obras fantasmas" de escolas
Ednei Rosa/Câmara de Cuiabá

Os vereadores Elizeu Nascimento (DC) e Juca do Guaraná (Avante) foram escolhidos como relator e membro, respectivamente, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de pagamentos feitos a partir de medições irregulares em obras tocadas pela Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2016.

O presidente da CPI permanece sendo o vereador Luis Claudio (PP), responsável por apresentar o requerimento, assinado por 10 vereadores, com o pedido de abertura da CPI. O objetivo é apurar a suspeita de que houve o pagamento por obras não realizadas.

Segundo o vereador, uma auditoria da Controladoria do Município apontou irregularidades na reforma da Escola "Octayde Jorge da Silva", no bairro Tancredo Neves. Entre elas, o pagamento por serviços não executados, excesso de medições simultâneas em locais diferentes, além do indicativo de fraudes nos relatórios fotográficos de medições.

“Em razão desses apontamentos, resolvemos levar esse assunto para a CPI para podermos apurar e chegar à verdade dos fatos, pois eles devem ser investigados”, disse o presidente da CPI.

De acordo com Luis Claudio, a indicação dos vereadores Elizeu Nascimento e Juca do Guaraná é benéfica ao trabalho de investigação. “São vereadores que vão colaborar para que a CPI faça o seu papel, que é ir a fundo à investigação e não deixar dúvida sobre se o recurso público foi ou não aplicado corretamente”, disse.

Com a indicação dos membros da CPI, inicia-se a fase de deliberação sobre a estrutura necessária para o andamento dos trabalhos, bem como a agenda da comissão, no que diz respeito à documentação a ser solicitada, e possíveis oitivas.

A previsão é de que o trabalho da CPI se inicie somente após o recesso parlamentar, que ocorre de 18 a 31 de julho. “Ainda é necessário publicar o nome dos membros no Diário Oficial, para depois os três membros se reunir. Como o recesso está próximo, possivelmente vamos iniciar efetivamente o trabalho somente em agosto”, encerrou.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues