07/06/2018
Vereadores propõem Moção de Aplauso para policiais militares e civis que salvaram criança
Ednei Rosa
Na sessão plenária de hoje (7), vários parlamentares usaram do Pequeno Expediente para direcionar elogios aos policiais militares e civis que conseguiram resgatar uma bebê indígena, que havia sido enterrada viva. A criança - que permaneceu 7 horas debaixo da terra - estava sob intensos cuidados médicos numa UTI de Canarana, a 823 Km a Leste de Cuiabá,  sendo transferida ontem para a Santa Casa de Misericórdia da capital. Os parlamentares aprovaram o requerimento de Moção de Aplausos aos policiais envolvidos no salvamento da menina, salientando que a ação ágil do grupo foi fundamental para que ela pudesse sobreviver.

Conforme foi noticiado na mídia nacional, a Polícia chegou à casa da índia Kutsamim Kamayura, bisavó da bebê, após receber denúncias de comunitários de que algo estranho acontecia ali. Foi quando escutaram choro abafado de criança no quintal, percebendo que ela estava enterrada. Ato contínuo, os policiais agiram de forma rápida para desenterrá-la com as próprias mãos. A bisavó, Kutsamim Kamayura, responsável pelo crime, foi presa em flagrante, e argumentou - durante a audiência de custódia - fazer parte da cultura indígena (etnia Tamayura) a adoção de procedimento similar quando uma criança apresenta problemas de saúde ou não tem pai. Não convenceu: a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.

Para o vereador Dr. Xavier, que é médico, "enquanto uns tentam salvar desesperadamente a vida de bebês e outros inocentes, outros já agem de forma covarde e insensível. É o caso dessa bisavó, que alegou estar seguindo a cultura indígena. Isso não se justifica sob hipótese alguma, pois ela (bisavó) já tem discernimento suficiente para saber o que é certo ou errado, em função do seu longo convívio junto à sociedade "dos brancos". Crime bárbaro é o que melhor se acopla ao que fez. De parabéns, portanto, os policiais civis e militares, que conseguiram salvar esse anjinho".

O vereador Sargento Joelson, autor da proposta de Moção de Aplauso, fez idênticas explanações elogiosas ao trabalho dos policiais, nominando todos os envolvidos no resgate da bebê. "Proponho, assim, que sejam agraciados com Moção de Aplauso, porque realmente houve um empenho excepcional por parte de todos eles, militares e civis, para salvar essa criança, vítima de hedionda crueldade. Homenagem que estendo, diretamente, aos demais militares e policiais civis que compõem destacamentos e delegacias de Mato Grosso, lutando, dia a dia, para guarnecer a população de muita segurança, a despeito das dificuldades operacionais que enfrentam".

Também militar (sargento), o parlamentar Elizeu Nascimento reiterou as palavras dos seus colegas, entendendo que a homenagem proposta vem ao encontro da expectativa de toda a sociedade mato-grossense, coletivamente posicionada para aplaudir o trabalho dos policiais. "É algo arrepiante saber que um ser humano adulto enterra uma recém-nascida friamente, pouco se importando com seu choro. A menininha ficou 7 horas nessa agonia, sendo salva por milagre. É mesmo coisa de Deus, não se explica, Daí a satisfação de endossarmos a proposta do vereador Sargento Joelson para que nossos bravos policiais militares e civis tenham justo reconhecimento público. Foi um fato que emocionou e ainda emociona não apenas Mato Grosso, mas o Brasil inteiro, o mundo".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues