29/05/2018
Dr. Xavier: "A grande lição vem dos caminhoneiros grevistas"
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Dr. Xavier
Parlamentar cuiabano enfatizou que a paralisação "impôs sentimentos controversos na sociedade", com destaque para a importância imprescindível que os caminhoneiros representam no dia a dia do País

Ao se pronunciar hoje (29) sobre o 9º dia de paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil, o vereador Dr. Xavier disse que essa greve, que qualificou de "histórica", também representa grande lição para a população, em geral, que até há pouco não tinha consciência clara da importância dos profissionais do volante no desenvolvimento do cotidiano brasileiro. "Sem ferrovias, o Brasil anda é pelas mãos dos caminhoneiros". Mesmo assim, ele discordou que o povo tenha se tornado refém dos caminhoneiros, tônica alardeada, pontuando que esse quadro se aplica à tradicional corrupção perpetrada por seguimentos diversos da sociedade, principalmente no âmbito governamental.

"Eles {caminhoneiros} apenas reivindicam hoje aquilo que consideram justo, a reposição das perdas e perdas acumuladas durante anos, por conta de desgovernos sucessivos no Planalto. Prejuízos que incidem sobre seus apertados orçamentos domésticos. Injustamente, a conta chegou agora - mais uma vez - para ser paga por quem não tem qualquer culpa nesse processo irresponsável e também corrupto, a sociedade carente. E os caminhoneiros receberam parte dessa dívida. Refém, por consequência, somos todos nós, mas não dos caminhoneiros: somos reféns é de um Brasil sem rumo e corroído de corrupção, que os governantes "administram" como se fosse deles, uma terra sem leis".

"O EXERCÍCIO ELEITORAL REQUER MAIOR REFLEXÃO PARA QUE A POPUILAÇÃO NÃO AUTORIZE NOVOS DESMANDOS QUE IRÃO SE REFLETIR NO TODO DA SOCIEDADE"

Conforme Dr. Xavier, cabe atualmenmte uma séria reflexãos acerca dos impactos sofridos pela sociedade por causa de tudo isso, "para que novos erros não sejam autorizados proximamente, via urnas eleitorais", advertiu. O parlamentar fez questão também de enfatizar que seu posicionamento solidário aos caminhoneiros não encampa apoio à infiltração de elementos estranhos nessa mobilização, "ora desvirtuando os rumos legítimos do movimento grevista".

Segundo ele, tornou-se claro que as lideranças sindicais, reunidas em Brasília, não representam mais a categoria grevista, em face do descumprimento do acordo fechado recentemente com o governo federal. "Os próprios dirigentes da Associação Brasileira dos Caminheiros e da União Brasileira dos Caminhoneiros enfatizaram descontentamento diante desses elementos intrusos no decorrer da greve. Ou seja: a ordem de retomar as atividades não surtiu nenhum efeito, pois "outras ordens" têm sido expedidas por setores patronais e mesmo partidários".

Por causa desse fato inusitado, os caminhoneiros estão no meio de um fogo cruzado, sem saber exatamente a quem atender, analisou o vereador. "Pior: temem perder os empregos, acaso deixem de atender tais determinações, à parte do segmento sindical, no caso, os patrões. Tanto é verdade que a Polícia Federal já abriu investigações, inquéritos em curso, para apurar essa interferência tão danosa à democracia do País".

Dr. Xavier foi taxativo ao sublinhar que o momento é realmente muito delicado no Brasil, posto que a população está literalmente encurralada, ressentindo-se dos impactos causados pela paralisação e pelo temor do que vem por aí. "Não me refiro unicamente ao desabastecimento, à falta de combustível, de gêneros alimentícios e tudo o mais, mas ao quadro nebuloso que afeta nosso equilíbrio democrático. Pois tem muita gente iludida nesse processo, revoltada e disposta a fazer besteiras. Resta então torcer para a finalização pacífica dessa greve e parabenizar os caminhoneiros pela disposição sofrida, abnegada. Não é fácil, convenhamos, o que eles enfrentaram e têm enfrentado. Muitos não teriam a força que demonstraram até agora para lutar pelos seus direitos, extensivos ao restante da massa habitacional carente do Brasil".

João Carlos de Queiroz/Vereador Dr. Xavier