15/12/2008
Missão Franciscana completa 70 anos em Mato Grosso
A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio do presidente, vereador Lutero Ponce (PMDB) entregou Moção de Congratulações ao Frei Aluísio Alves Pereira Júnior, Ministro da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora. A homenagem marca o reconhecimento do legislativo aos 70 anos da Missão Franciscana em Mato Grosso.

Frei Aluísio agradeceu a homenagem e sugeriu ao vereador projeto de Lei instituindo uma Semana Nacional pela Paz, de 21 a 27 de outubro, celebrando durante estes dias Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo franciscano brasileiro, a 25 de outubro; e o Dia Mundial de Oração pela Paz , instituído pelo Papa João Paulo II, à 27 de outubro.

“E eu vos pergunto: o que ainda se faz necessário para criar em Cuiabá uma semana Municipal pela Paz e no estado de Mato grosso uma Semana Estadual pela Paz, enquanto esperamos a aprovação da Semana Nacional pela Paz? Só colheremos benefícios com isto”, questionou Frei Aluísio.

Lutero disse que a Missão através dos frades vem promovendo a formação religiosa, a atividade cultural e social, e a promoção vocacional da população.

Por onde passaram foram construindo escolas em quase todas as paróquias e hospitais em Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste entre outras cidades, seguiu-se a construção de belas e sempre amplas igrejas, com centros pastorais em quase todas as paróquias.

Missão Franciscana - Desde que chegaram ao Mato Grosso, tendo como primeira residência Rosário oeste, os Frades Franciscanos tiveram o cuidado de trazer e tornar presente nestas terras a mensagem de paz e do bem vividas por São Francisco de Assis.

O cuidado pela paz e pelo bem se expressou no cuidado pela vida, pela fé, pela cultura do povo mato-grossense e especialmente cuiabano.Frei Canuto Amann foi presença marcante no sertão, cuidando da vida e da saúde do povo.Frei Quirino Franz se consagrou um respeitoso admirador da cultura cuiabana, adaptando-se plenamente a este povo que o leva em lugar de destaque nos seus corações. Foi com ele que teve inicio, a 5 de setembro de 1940, a Pia União de santo Antonio, entidade filantrópica que tem feito milagres na vida de muita gente. Frei Bernardo Dettling deixou em Cuiabá uma das mais belas igrejas do cenário desta Cidade Verde: a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Dom Frei Wnibaldo Talleur, o bispo do sertão, ia de Chapada dos Guimarães a Rondonópolis a cavalo. Frei Jorge Elsing, atualmente em Cuiabá, dos 47 anos de vida missionária no Brasil, 27 foram dedicados ao povo de Mato grosso.

“Os primeiros missionários passaram por momentos difíceis, que seriam ainda mais cruciais não fosse o prodigioso auxílio desta gente que tem o coração como o maior órgão do seu corpo e a hospitalidade com o cartão de visita em suas casas”, disse Frei Aluísio.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues