24/05/2018
Veloso quer inclusão da tradicional “Lavagem de Escadaria de São Benedito” em calendário oficial de eventos da cidade
Brunna Maria - CMC
O Vereador Delegado Marcos Veloso (PV), apresentou na sessão plenária matutina de hoje (24), projeto de lei que se aprovado pelo soberano plenário vai permitir, a inclusão da tradicional “Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito”, no calendário oficial de eventos de Cuiabá. O evento que é de se perder de  data, sendo praticado na época da escravidão, foi retomado em Cuiabá  recentemente pelos organizadores, após interrupção de 15 anos, e tem o objetivo de manter uma antiga tradição do povo negro cuiabano, além de aproximar os povos de cultos afros, justamente com o ato de lavar as escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito  com água de cheiro. “Temos que continuar a tradição cuiabana e do povo negro e religioso, em lavar as escadarias com água de cheiro”, justificou Veloso ao apresentar o projeto de lei. Também relembrou o parlamentar ao usar a tribuna, que no passado e na época da senzala , os negros eram proibidos de entrar nas Igrejas e participarem das missas, então  introduzir esse mecanismo de saudar os santos e a Santíssima Trindade lavando suas as escadarias. “Cuiabá precisa preservar esse costume até por que é um das poucas cidades do pais que se tem esse costume religioso”, disse o Veloso acentuando a eficácia da proposta. Diz o artigo primeiro do projeto de lei  “Fica incluído, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cuiabá, a Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a ser comemorada anualmente, no segundo sábado que antecede o domingo da procissão de encerramento dos festejos de São Benedito”. Ainda afirma o projeto, que a  Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN no dia 04 de dezembro de 1975, e, pela Fundação Cultural de Mato Grosso (atual Secretaria de Cultura) no dia 28 de outubro de 1987.

O conjunto de Igrejas é um dos mais importantes lugares de memória dos negros na formação e construção de Cuiabá, sem olvidar que é considerado um dos mais belos pontos turísticos e culturais da nossa histórica cidade. Também lembra a justificativa, que a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em arte barroca, foi levantada por um grupo de escravos compostos por negros forros e escravos libertos, que muito contribuíram para o desenvolvimento sócio econômico e cultural da cidade, tanto na parte material, quanto na religiosa. Este grupo de escravos era denominado como “Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá”.

Por último, o parlamentar afirma que a lavagem nas igrejas é uma tradição de origem portuguesa, absorvida pelo sincretismo africano em sua feição, sendo uma herança de Portugal nos tempos do Brasil Império. A tradição católica consistia em penitências e promessas aos santos de maior adoração, de varrer, lavar, enfeitar e zelar das igrejas.

Da África, os escravos trouxeram para o Brasil a cerimônia de “Águas de Oxalá” que consiste em uma procissão representando a viagem de Oxalá.

O ritual afro simboliza uma homenagem a Oxalá, com rezas, cantos e oferendas. Com muita água de cheiro, vão lavando e varrendo todo o ódio, inveja, fome, doenças e injustiças, pedindo misericórdia e perdão pelos erros cometidos.

Para o  Vereador Delegado Marcos Veloso, considerando que a lavagem da escadaria é uma tradição perpetrada em diversos locais no Brasil afirma “ que é evidente que este ato religioso e cultura precisa de maior visibilidade e crescimento em Cuiabá, Inegável que a inclusão da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no Calendário Oficial de Eventos de Cuiabá contribuirá para propagar a tradição, principalmente, para trazer maior visibilidade social”, garante Veloso. Por último ele garante que  a lavagem das escadarias é um evento sem fins lucrativos, que visa promover a igualdade racial, dizendo não ás formas de racismo, à violência, discriminação racial e intolerância religiosa. “Diante disso, nada mais justo que incluir esse evento no Calendário Oficial de Eventos do Município de Cuiabá, sobretudo pelo momento histórico dos nossos 300 anos”, encerrou ele, conquistando durante sessão plenária a maioria absoluta dos votos pela aprovação da matéria