21/05/2018
Após audiência, área mantém-se preservada no bairro Parque Cuiabá
Foto @Ednei Rosa
Vereador Abilio Junior

A inserção de placas alertando sobre lei complementar nº04/92, que trata de proibição de jogar lixo em área de proteção ambiental, tem evitado com que moradores poluam uma área localizada na entrada do bairro Parque Cuiabá, na Capital. A ideia, de acordo com o vereador Abilio Junior (PSC) é fazer do local um espaço de lazer, culto e demais atividades de interação social.

A proposta de instalação das placas surgiu durante audiência pública promovida pelo vereador Abilio , no final de abril. Além das placas, outra solução sugerida na audiência foi o isolamento do local por meio de alambrados, que estão sendo adquiridos em conjunto pelo parlamentar e a Associação de Moradores do bairro.

Conforme o presidente da Associação, Hermes da Silva, conhecido como “Carioca”, desde a instalação das placas, a limpeza do local tem sido mantida. Atuante na região há 12 anos, o presidente ressalta que o local servia como depósito de lixo e entulhos. “Agora, desde que fizemos a limpeza e colocamos a placa o local os moradores não jogaram mais lixo na área”, afirma Carioca.

Morador do bairro desde 1986, José Aparecido da Silva conta que já sofreu muito com a falta de limpeza no local, que fica aos fundos do quintal de sua casa. “Por mais que a gente pedia para não jogar lixo ali, a gente não tinha voz, e a área estava sempre poluída”, recorda. Contudo, afirma José Aparecido, desde a audiência, as pessoas passaram a ter mais consciência do problema e não estão mais sujando o local.

Para José Aparecido, caso a proposta do vereador de aproveitar o local para construir uma área de lazer e demais atividades sociais se concretize, será uma ação que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. “Essa audiência do vereador Abilio foi muito importante para despertar uma maior conscientização dos moradores. Além disso, se ele conseguir concretizar esse projeto será muito bom para todos que moram aqui”, diz.

Assessoria de Imprensa/Vereador Abillio Junior

Dana Campos.