14/05/2018
Domingo das mães é marcado pela 1ª Corrida do Legislativo Cuiabano
Ednei Rosa
A 1ª Corrida do Legislativo Cuiabano, uma iniciativa do vereador Chico 2000, foi realizada na manhã deste domingo (13). Cerca de 800 pessoas participaram, dentre amadores e de elite. A premiação foi entregue no ato (os valores podem ser conferidos no regulamento, publicizado no site da Morro-MT, organizadora). Além do prêmio em dinheiro, competidores foram agraciados com medalhada e um troféu representando o Marco Geodésico da América do Sul, um dos principais pontos turísticos da cidade e que se localiza defronte à sede da Câmara Municipal.

Pela participação, as mulheres receberam uma rosa, em homenagem ao Dia das Mães. O número de competidores femininos e masculino foi meio a meio. O valor arrecadado com as inscrições foi doado à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e ao Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, dividido em partes iguais. A presidenta da APAE, Silvia Artal, recebeu a doação no ato da premiação dos atletas. O Abrigo Bom Jesus não se fez representar, mas a doação será entregue oportunamente.

O Presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros (PV), destacou o apoio da Mesa Diretora da Casa de Leis cujos membros não se furtaram em colaborar. Justino agradeceu também ao vereador Chico 2000 (PR), pois a sua “total dedicação é responsável direto pela realização e sucesso deste evento”.  O Presidente salientou o apoio do Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que encarregou o incansável Júnior Leite, Sec. 300, de dar o suporte necessário à realização da corrida. Para Justino, Chico 2000 e o Secretário Júnior Leite, foram os guerreiros que fizeram a 1ª Corrida do Legislativo Cuiabano estar “à altura dos grandes eventos que esta Capital merece”.

O vereador Chico 2000 saudou todas as mães cuiabanas, “a mulher mais importante das nossas vidas”. Ele agradeceu aos colegas vereadores, que entenderam a importância da corrida e não mediram esforços para colaborar.

Já o Secretário Júnior Leite disse sentir-se honrado por ter participado da organização da corrida. Ele afirmou que a Corrida do Legislativo tem a marca dos eventos que vêm para ficar e fazer parte do calendário anual da cidade.

7 km de superação

O sinal de largada foi acionado às 7 horas em ponto, conforme estabeleceu o regulamento. Fotógrafos e equipe de filmagem fizeram o percurso registrando os acontecimentos – esse trabalho pode ser conferido no site da Morro-MT e também na página facebook.com/dinalte.miranda.

O trajeto teve início na Rua Barão de Melgaço, em frente à Câmara Municipal, seguindo até a rotatória da Av. Miguel Sutil, pegando a Beira-Rio (Orla do Porto), depois a Rua Joaquim Murtinho  até a Av. Isaac Póvoas, retornando pela Barão de Melgaço.

Os corredores, no geral, consideraram o percurso “pesado”, principalmente, a volta, em função das subidas.

Cansados, mas satisfeitos, cruzaram a linha de chegada a partir das 7:22, quando Pablo Fagundes surgiu como o primeiro colocado.

As corridas de rua vêm se notabilizando como uma oportunidade não só de competição, mas também de lazer nos finais de semana. O vice-prefeito Niuan Ribeiro () observou que “quase todo fim de semana tem corrida em algum ponto da cidade. Cuiabá ainda será considerada como a capital nacional da corrida de rua”, previu.

A 1ª Corrida do Legislativo foi pensada, explicou Chico 2000, como uma atividade para se buscar uma vida mais saudável, por isso o trajeto de 7 km, considerado curto, uma distância adequada para atletas e amadores.

Diversão e saúde

Diversas equipes de corrida inscreveram atletas. As equipes são, geralmente, formadas por amigos que se juntam para praticar o esporte. Os Mazaropes, por exemplo, surgiu assim. O nome veio do apelido que um dos componentes recebeu de um amigo. Eles contam até com orientador, um profissional de educação física que passa uma planilha de treinamento e cada três meses faz a avaliação.

Quanto a Corrida e Cerveja, bem..., o nome já indica, não leva a coisa tão a sério, quanto aos tempos dos atletas. A intenção é mais a diversão. São mais de 140 componentes que se reúnem para correr e depois beber, tanto que carregam o estoque em uma bem  fornida caixa térmica devidamente costumizada com as cores e a logo da equipe.

A corrida de rua caracteriza-se por ser uma prática esportiva democrática. Jovens e velhos, cadeirantes ou não, todos têm a oportunidade de participar, basta querer. Joenil Rosa de Barros, por exemplo, incapacitado de utilizar as pernas, utiliza uma cadeira de rodas para, desde 2015, participar de corridas. Ele foi o vencedor na categoria cadeirante e não foi a primeira vez.

Entre os idosos, vale destacar o atleta de 92 anos Cedil que, acreditem, teve fôlego para percorrer os 7 km. Aos 64, não é mentira, existem centenas de testemunhas, o Francisco terminou a prova e espantou os presentes ao executar 7 flexões, seguidas de umas corridinhas para não enferrujar.

Apoio bem vindo

A organização da corrida disponibilizou duas equipes de massagem para atender aos participantes, a Postura sem Dor e Kamila Martins. Houve fatura de frutas e água para hidratação.

No quesito apoio a Presidente da Apae, Sílvia Artal, agradeceu aos vereadores a doação. A Apae trabalha desde 1967, em outubro completará 51 anos, atendendo pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todas as fases da vida. A instituição sobrevive de doações. Atualmente atende cerca de 150 pessoas e conta com pouco mais de 30 funcionários. A presidente explicou que a Apae necessita de meios para oferecer três refeições diárias aos alunos, além de  apoio na área de pessoal, que já conta com a parceria tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital