02/05/2018
Reformulação do plano diretor e regulamentação de uso foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública sobre o Centro Histórico de Cuiabá
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior
Reformulação de um plano diretor do município, criação de uma regulamentação de uso e convivência entre moradores e comerciantes da Praça da Mandioca, rebaixamento da fiação elétrica, telefônica e de dados, intervenções políticas e socais quanto aos moradores de rua e usuários de drogas. Essas foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública promovida pelo vereador Abilio Junior (PSC), nesta sexta-feira (27-04), na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Segundo os moradores da região, um dos problemas enfrentados, mais especificamente na Praça da Mandioca, tem sido o desrespeitado às leis existentes de manutenção da ordem como, por exemplo, a “Lei do Silêncio, resultante, conforme eles, do crescimento de comércio de bares e casas noturnas na região.

“Ali há um uso desordenado. As pessoas não respeitam nós, moradores. A gente não tem paz. Legislação existe, mas as leis não são respeitadas. As pessoas obstruem as vias públicas, impedindo outras de transitarem, além do vandalismo que fazem, com pichações e depredações. Algo tem que ser feito de forma efetiva, porque o que já vimos foi muita mentira sobre revitalização”, cobrou um dos participantes, Ricardo Simões de Arruda, que é morador da rua Pedro Celestino.

Com mais de 30 anos de trabalho voltado para questão urbanística da cidade, o arquiteto José Antonio Lemos destacou sobre a necessidade de uma congruência maior entre os poderes da União, do Estado e do Município, com intuito de promover as devidas intervenções públicas no local.

“Já houve um tempo de muita ‘briguinha’, ora entre a Prefeitura e o Estado, ora entre a União e a Prefeitura, e nada de efetivo era feito. Na época da Copa do Mundo, acreditávamos que haveria as devidas intervenções. Contudo, não foi o que vimos”, relatou.

De acordo com Lemos, o Centro Histórico da cidade carece, urgentemente, de um trabalho voltado para a valorização de seu espaço. “Ali é um local que foi o nascedouro populacional Oeste, desde o Tratado de Tordesilhas. Cuiabá tem uma importância histórica, não somente como Capital do Estado, mas, também, para toda história do país”, concluiu.

Diante de tudo que foi discutido, dentre os mais diversos representantes das áreas de segurança, acadêmica, social, cultural e local, o vereador Abilio se comprometeu a encaminhar as demandas apresentadas para cada autoridade responsável, bem como promover novos encontros e debates que permitam reformulação das leis existentes e a aplicação efetiva das fiscalizações urbanas de saúde, infraestrutura e segurança.

Dentre as representatividades presentes estiveram a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, IPHAN, Secretaria de Cultura de Cuiabá, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento e Urbano (IPDU), Associação de Moradores do Centro Histórico, Conselho de Segurança, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMADES), e Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP).

Dana Campos
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior