25/04/2018
Graças à parceria com Energisa, aparelhos de ar-condicionado da Câmara são trocados
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Lenine Póvoas, Procurador-geral da CMC
Aparelhagem antiga implicava custos altíssimos, em função do consumo de energia elétrica, justificou o presidente Justino Malheiros. Com sua substituição, sem qualquer ônus ao Legislativo, haverá economia gradual nos gráficos de despesa, afirma

Todo o sistema de ar-condicionado da Câmara Municipal está sendo substituído por uma aparelhagem nova, serviço resultante de parceria firmada entre a Casa de Leis e o Grupo Energisa S.A. A substituição dos aparelhos não implica nenhum ônus ao Legislativo, frisou hoje (25) o presidente do Parlamento, vereador Justino Malheiros. O mais importante, destacou, é que a implementação deste serviço traz mais comodidade aos servidores e visitantes, além de gerar economia gradual e valorização do ambiente interno do Legislativo.

"Ao assumirmos a presidência, já tivemos ciência de que alguns problemas da sede do Parlamento estavam interligados não somente à parte hidráulica, mas também, e, principalmente, à de energia. A precariedade dessa última se refletia no funcionamento precário de parte dos aparelhos de ares-condicionados, sempre com panes. Alguns inseridos quase numa condição obsoleta, e que geravam despesas extras ao erário público, por conta do consumo excessivo de energia. Então, resolvemos consultar quais seriam as alternativas de solução, viabilizadas agora por meio de um programa social da Energisa, que possibilitou a substituição da aparelhagem antiga (ar-condicionado) por uma nova, bem moderna, sem custos à Câmara. Os reflexos, com certeza, serão contabilizados numa economia progressiva, foco igualmente prioritário deste empreendimento".

Justino Malheiros asseverou que o prédio do Legislativo é um imóvel antigo, porém funcional, e tem grande importância pelo fato de, antigamente, ter sediado a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.  "Se retrocedermos ao passado embrionário de Cuiabá, veremos que a área no entorno da Câmara Municipal encampa grande legado histórico, pois já foi até ponto de lazer da população de outrora, com eventos diversos no local, incluindo touradas, além de sediar o marco do Centro Geodésico da América do Sul". Malheiros adiantou que mais parcerias podem ser viabilizadas para melhorar a parte estrutural do imóvel, sem que isto acarrete ônus ao Parlamento".

Para o secretário de Patrimônio e Manutenção da Câmara Municipal, Walter Nei Duarte Ramos, esse suprimento de equipamentos novos é fundamental para que qualquer instituição possa funcionar a contento, satisfazendo tanto servidores como visitantes da instituição. "Economia é um fator importantíssimo hoje em dia, aliado ao benefício que uma iniciativa semelhante iacarreta ao ambiente de trabalho de centenas de pessoas. Sabe-se que um servidor motivado é também aquele que encontra, no dia a dia de desempenho de suas funções, um ambiente receptivo".

A substituição dos aparelhos de ar-condicionado já teve início na Procuradoria-Geral da Câmara Municipal, iniciativa já comemorada pelos servidores e pelo próprio procurador-geral, advogado Lenine Póvoas. "Essa parceria representa, em primeiro lugar, a preocupação da atual gestão com a reestruturação da Casa de Leis, proporcionando, aos seus servidores, um melhor ambiente de trabalho, inclusive para atendimento da população. Evidentemente que essa situação possibilita ainda uma maior e melhor prestação de serviços que, inegavelmente, irão ser revertidos em benefícios à coletividade. O fato de o Legislativo ter consolidado essa importante parceria com a Energisa, também desponta com outras perspectivas a serem alcançadas futuramente", previu.

Da Secretaria de Comunicação/Câmara de Cuiabá