16/03/2018
Vereadores cobram elaboração de concurso e maior transparência no trâmite de medicamentos em Cuiabá
Gabinete c/ Secom-Câmara de Cuiabá
Vereadores Diego Guimarães e Abilo Junior
Elaboração de um concurso público e implantação de um sistema transparente no processo de aquisição e distribuição dos medicamentos da rede municipal de saúde pública. Tais medidas foram sugeridas pelos vereadores Diego Guimarães (PP) e Abilio Junior (PSC), respectivamente.

Os pronunciamentos e sugestões foram feitos devido ao pedido de exoneração da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo e o desabafo que a mesma fez em carta, que expôs a falta de recursos devido ao orçamento contingenciado que está impedindo a pasta de operacionalizar as ações administrativas de forma célere. A ex-secretária também reclamou da falta de servidores qualificados na secretaria.

Sobre essa problemática, o vereador Diego salientou a urgência na abertura de um concurso público na área da saúde municipal e a implantação de um processo seletivo na contratação dos servidores. “Nós observamos que há muita gente sem competência técnica atuando lá, simplesmente por uma ‘canetada’. A saúde é coisa séria, tem muita gente boa, que não tem relação política e que fica de fora”, explicou o progressista que apresentou uma indicação ao Executivo Municipal.

Conforme o vereador Abilio, a recente exoneração da secretária Elizeth e outros 13 assessores, foi o um dos resultados da “maior crise enfrentada pela saúde municipal”. Segundo o parlamentar, vários problemas relacionados à “má gestão administrativa” refletem diretamente no caos da saúde pública na Capital do Estado.

“Devido a questões políticas internas na pasta e outras, ocasionadas por ações ‘servidores’ engajados em prejudicar a saúde. A partir daí, já deparamos com denúncias em processos licitatórios, furtos de medicamentos e outras condutas que ferem a administração pública e matam a população que carece de saúde pública”, enfatizou Abilio.

As sugestões foram apresentadas pelos parlamentares na sessão ordinária desta quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores. Para a situação dos medicamentos, Abilio apresentou um projeto de Lei que determinada ao Executivo Municipal a inclusão de todo processo de aquisição e distribuição às unidades de saúde de Cuiabá no portal da transparência.

Janaiara Soares
Assessoria de Imprensa/Vereador Diego Guimarães