05/03/2018
Farmácias Populares são defendidas pelo vereador Orivaldo na Câmara de Cuiabá
Assessoria de Imprensa/Vereador Orivaldo da Farmácia
Vereador Orivaldo da Farmácia (PRP)
O vereador Orivaldo da Farmácia (PRP) reforçou a importância do Programa Farmácia Popular do Brasil em Cuiabá durante a última sessão ocorrida na Câmara (1º). O parlamentar destacou durante fala na tribuna como o programa ampliou o atendimento às pessoas que tem o direito aos medicamentos gratuitos da rede pública de saúde.

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. São disponibilizados gratuitamente medicamentos para o tratamento de hipertensão (pressão alta), diabetes e asma.

De acordo com o vereador Orivaldo da Farmácia, Cuiabá soma 34 Farmácias Populares onde as pessoas podem adquirir medicamentos que antes eram distribuídos somente nos postos de saúde.

“Reafirmo a importância deste programa, pois, oferece mais opção para a população o que facilita o tratamento das suas enfermidades. A aquisição de certos medicamentos de forma gratuita é um direito e ter mais alternativas para ter acesso favorece o tratamento de muitas pessoas que não estão próximas aos postos de saúde”, afirma o vereador.

O Programa Farmácia Popular do Brasil cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e funciona atualmente com a modalidade "Aqui Tem Farmácia Popular", em parceria com farmácias particulares e drogarias comerciais.

Material de divulgação

Para facilitar a divulgação dos locais onde tem Farmácia Popular do Brasil na capital e a relação dos medicamentos, um folder já está em fase de elaboração para ser distribuído para toda população. O material será uma realização do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Mato Grosso (Sincofarma-MT) em parceria com a Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Saúde, e entidades de classe.

Assessoria de Imprensa/Vereador Orivaldo da Farmácia