05/03/2018
Voluntários explicam como vai funcionar o atendimento do Odontomóvel
Assessoria de Imprensa/Gabinete Dr. Xavier

Projeto Instituto Xavier começa a atender na comunidade São Benedito.Na última sexta-feira, mais de 60 pessoas (adultos/crianças) oficializaram cadastramento no bairro São Benedito, vizinho ao Coophamil

Em reunião na última sexta-feira (3) à noite com comunitários do São Benedito, o odontólogo e vereador Dr. Xavier, voluntário do Projeto “Meu Amigo”, explicou como será o atendimento no Odontomóvel  a partir da próxima semana. Outras voluntárias realizaram o pré-cadastramento dos futuros pacientes na sede da Associação de Moradores, fichas com dados pessoais (médicos) para nortear o atendimento. A previsão é de que mais de 60 pessoas, entre crianças e adultos, sejam atendidas diariamente (terça e quinta-feira). À exceção de sábado (pela manhã), os demais atendimentos serão feitos das 14h às 18h, horário que pode ser prorrogado.

Segundo a coordenação, o bairro São Benedito – comunidade com pouco mais de 800 habitantes – foi escolhido para sediar a arrancada dos trabalhos do Instituto Xavier. O projeto é voltado a atender gratuitamente a população em comunidades distintas, notadamente as carentes. Outros bairros adjacentes (Cidade Alta, Beira Rio, Novo Terceiro, Santa Isabel, Cidade Verde) estão previamente agendados para receber o Odontomóvel. Todos integram a Região Oeste. Mas os trabalhos também serão estendidos às demais regiões da capital, incluindo polos distritais, esclareceu Dr. Xavier:

“Após me formar em Odontologia, eu comecei a mentalizar a criação de uma entidade odontológica acessível aos mais carentes. O Instituto Xavier surgiu dessa forma, e hoje é um sonho realizado, orgulho pessoal e de toda a família”.

Odontomóvel tem missão em prol das pessoas carentes da capital

Ele esclareceu que realizará os atendimentos apoiado por odontólogos voluntários. “Muitos têm me procurado, pois querem auxiliar, isso é muito animador”. Dr. Xavier ainda sublinhou que serão realizados no Odontomóvel todos os procedimentos inerentes ao de um consultório convencional: restaurações, limpeza e extrações. “Só não faremos canal, procedendo apenas assepsia para que o paciente possa ir pra casa sem dor, para depois sequenciar o tratamento”.

Outras instruções foram repassadas no ato do preenchimento das pré-fichas: a) crianças só serão atendidas mediante acompanhamento dos pais ou responsáveis diretos b) casos de pacientes com dor serão atendidos imediatamente, sem necessidade de pré-agendamento c) Independente disso, serão agendadas extrações, máxima de seis/dia d) no São Benedito, o Odontomóvel deverá ficar estacionado na Igreja Católica do bairro, que possui galpão, água potável e sanitários. Isso não é impeditivo para que militantes de outras religiões compareçam e sejam atendidos normalmente, foi frisado.

Procura maciça – As voluntárias encarregadas de realizar o pré-cadastramento destacaram a procura maciça da população por atendimento. “O povo carece de saúde, inclusive na parte odontológica. Louvável essa iniciativa do Instituto Xavier”, disse Ângela Meirice do Espírito Santo. Suas colegas Arlete dos Santos Oliveira e Alexandra Santos de Oliveira exibiram as pré-fichas já preenchidas, 36 adultos e 26 crianças. “Olhem aí a quantidade de gente que aguarda ser cadastrada. Esse cadastro é para saber idade, tipo sanguíneo, se a pessoa não tem diabetes, pressão alta, etc. Essas coisas que orientam os médicos antes de qualquer intervenção cirúrgica”.

Assessoria de Imprensa/Gabinete Dr. Xavier

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo