16/02/2018
Projeto de Lei que institui Comissão Intersetorial de Trânsito é aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior
Vereador Abilio Junior (PSC)
De autoria do vereador Abilio Junior (PSC), o Projeto de Lei que institui a Comissão Municipal Intersetorial de Trânsito e Saúde em Cuiabá foi definitivamente aprovado por unanimidade, com 20 votos, durante a sessão desta quinta-feira (15-02), na Câmara Municipal de Cuiabá.

De acordo com o vereador Abílio, o projeto de lei tem o objetivo tornar mais sistemáticas e pontuais as ações relacionadas aos setores de trânsito e saúde. Assim, o projeto prevê a integração de instituições de trânsito, segurança pública, saúde e infraestrutura, dentre elas: a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semob), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Militar, do Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu), dentre outras.

O propósito, segundo o autor do projeto, “é reunir esforços no sentido de integrar esses órgãos, por meio de elaboração e planejamento de ações que reduzem os índices de acidentes de trânsito”. Pois, segundo Abilio, após uma análise de dados relacionados à saúde e trânsito, foi observado que grande parte dos encaminhados ao Pronto Socorro de Cuiabá, por exemplo, era de pessoas vítimas de acidentes.

Conforme dados do Samu, nos nove primeiros meses de 2017, foram realizados cerca de 19,5 mil atendimentos. Desse montante, um total de 5.377 foram em ocorrências relacionadas à acidentes de trânsito, representando cerca de 16%.

Além do trabalho educativo e preventivo, a Comissão também deverá desenvolver de maneira unificada, ações que visam a repreensão de comportamentos que contribuem para o registro de acidentes, com intensificação de abordagens de fiscalização.

O Projeto de Lei conta com co-autoria do vereador Ricardo Saad (PSDB).

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO

A Comissão Intersetorial de Saúde e Trânsito do Município de Cuiabá será presidida por membro da Câmara de Vereadores, com demais membros do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), de Comunicação e Inovação, Educação (SME), de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semob), de Ordem Pública (Sorp), Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Detran-MT), Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo