09/02/2018
Câmara Municipal de Cuiabá deseja bons festejos à sociedade cuiabana neste carnaval
Brunna Maria/Secom-CMC
A partir de hoje (09) iniciam-se os festejos do Carnaval em Cuiabá, bem como em várias cidades e países. Essa festividade já é tradição mundial e é caracterizada pela alegria, irreverência, descontração, além disso, essa comemoração carrega em si um aspecto simbólico que transcende o âmbito do sagrado, do profano e do entretenimento, pois leva consigo um sentido social que não poder ser coadjuvante em relação aos anteriores.

O carnaval no seu sentido social está ligado desde a sua origem na antiguidade as questões de subversão social, em que os oprimidos tomavam lugar de seus opressores e vice-versa. Isso era realizado com o intuito educativo de conscientizar as pessoas comuns e as autoridades da efemeridade da vida, da imprevisibilidade do futuro e da superficialidade do papel social terreno, mostrando que injustiças sociais são origens necessárias das subversões.

Além disso, buscava-se desvanecer as diferenças sociais, religiosas, étnicas, entre outras, no seu curto período festejo, em que houvesse uma espécie de trégua da diferenças humanas de toda ordem, a qual possibilitaria a união plena através das convergências das diferenças.

Nesse sentido humanístico e fraterno, a Câmara Municipal de Cuiabá deseja à sociedade um carnaval com segurança e paz e que nos festejos reine a alegria, a descontração e o respeito.