08/11/2017
Câmara de Cuiabá lembra Dia Mundial do Urbanismo
Brunna Maria/Secom-CMC
Hoje, 08/11, se comemora o Dia Mundial do Urbanismo. Essa data é festejada desde 1949 quando, o argentino Carlos Maria della Paolera, primeiro professor de urbanismo da Argentina a criou. Sua criação teve a finalidade de suscitar debate sobre o crescimento dos grandes centros urbanos no mundo, de sua desarmonia com o meio ambiente, que torna as cidades um local onde se perde cada vez mais a vitalidade e a estética das árvores, do céu e do sol edificante, em contrapartida aumenta-se a floresta de concreto, o céu poluído e cinzento e o sol destrutivo.

Nesse sentido, a Câmara de Cuiabá lembra a importância da urbanização em equilíbrio com a natureza, isso porque um ambiente urbano em harmonia com a natureza traz mais qualidade de vida as pessoas, pois diminui os problemas respiratórios causados pela poluição, os problemas de enchentes causados pela concretização do solo e falta de drenagem, entre outros. Respeitar a natureza em ambientes urbanos não é só arborizar as cidades, mas fazê-lo com árvores próprias do seu bioma, o que muitas vezes não é feito nos projetos de urbanização e paisagismo das grandes cidades brasileiras.

A sociedade e os parlamentares têm, cada vez mais, se posicionado e feito ações que buscam dar ao município de Cuiabá o epíteto, ainda proclamado, de Cidade Verde, embora esse adjetivo não seja, hoje, o mais característico de nossa cidade, no entanto, lembrar o Dia Mundial do Urbanismo, conhecer a ideia por trás de sua criação, ver a sociedade e os parlamentares comprometidos com esse ideário, permite-se vislumbrar que no futuro a perífrase Cidade Verde não estará vazia de verdade e de sentido.

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!