01/11/2017
Parceria Câmara-Energisa visa modernizar sistema elétrico e de refrigeração para economizar energia
Divulgação
Através da sua Secretaria de Gestão Operacional, e com total apoio da Presidência, tendo à frente o vereador Justino Malheiros (PV), a Câmara Municipal de Cuiabá fechou acordo com a ENERGISA para executar projeto visando dotar o sistema elétrico da Casa de maior eficiência, com a finalidade de proporcionar maior economia de recursos financeiros no custeio de suas atividades operacionais.

O Secretário de Patrimônio e Manutenção da Câmara, Walter Nei Duarte Ramos, explicou que o Presidente Justino determinou, logo no início da legislatura, que “buscássemos melhorar a infraestrutura da Casa. Então participamos de um work shop da Energisa, evento que a empresa realiza todo ano. Entramos com um projeto que foi aprovado e agora estamos colocando em execução”

A meta é economizar 25% de energia, a partir da implantação do projeto. Para atingir essa meta deverão ser substituídas as 1.326 lâmpadas e os 130 aparelhos de ar condicionado. Hoje as lâmpadas instaladas são de tecnologia fluorescente compacta/Tubular, elas serão substituídas por lâmpadas de tecnologia Tubo e Bulbo LED. Com isso elimina-se o uso de reatores, sejam eles eletrônicos ou eletromagnéticos. A ENERGISA explica que “as lâmpadas Tubo e Bulbo LED possuem driver integrado não havendo necessidade do uso de acionadores externos para o seu funcionamento.”, o que deve resultar no ganho esperado.

As lâmpadas Tubo e Bulbo LED vão, também, baixar o custo operacional de manutenção, além do que, elas possuem vida útil superior às antigas fluorescentes, proporcionando um plus à economia esperada.

Já os aparelhos de ar condicionado em uso serão substituídos por aparelhos mais eficientes dotados com tecnologia Inverter que tem a vantagem de refrigerar o ambiente de forma constante porque trabalham com a velocidade do compressor controlado, sem oscilação permanente de energia.

O Secretário observou que os novos aparelhos além de economia produzem menos ruído, “isso vai trazer maior conforto até mesmo para imprensa que não terá que se preocupar com o barulho nas gravações. O servidores  vão trabalhar em um ambiente mais agradável e a população que frequenta a Câmara vai encontrar um ambiente muito mais acolhedor”.

Objetivos específicos do projeto
- Introdução de novas tecnologias mais eficientes na instalação
- Melhoria do consumo energético da unidade, visto que há possibilidades reais de redução do consumo de energia elétrica e retirada de demanda no horário de ponta do sistema
- Disseminação de hábitos mais eficientes e racionais de uso dos equipamentos elétricos através de medidas socioeducativas juntos aos colaboradores da instituição
- Promoção do descarte dos equipamentos substituídos em conformidade com o que preconiza o PROPEE (Procedimentos do Programa de Eficiência Energética), da ANEEL -  Agência reguladora do setor de energia do Governo Federal.
-  Postergação de investimento no setor elétrico, tendo como base as políticas vigentes de redução de economia de energia
- Divulgação do processo de Chamada Pública da Energisa, regido pelo Programa de Eficiência Energética – PEE, regulado pela ANEEL, de forma a cooperar para a ampliação de conhecedores deste processo e incluir novos atores, melhorando a eficiência e a assertividade na aplicação de recursos previstos em lei.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA