20/09/2017
15ª Parada da Diversidade LBGTs em Audiência Pública
Ednei Rosa/Secom-CMC
Audiência Pública em apoio à 15ª Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá requerida pelo presidente da Câmara Municipal , Justino Malheiros (PV)  e o vereador Marcos Veloso (PV) que presidiu a ação realizada hoje (20), pela manhã, no Plenário , contando com a presença de vários coletivos – grupos que trabalham pela divulgação e afirmação da causa.

O tema deste ano é: Estado laico e Cidadania, direito de todas e todos, ocupação dos espaços.

A parada está agendada para a próxima sexta-feira (22), com concentração na Praça Ipiranga – Prainha, em frente ao Ganha Tempo – a partir das 14 horas, com saída marcada para as 17 horas, indo até a Orla do Porto, onde se prolongará até às 22.

Na quinta-feira (21), porém, deve acontecer na sede da Secretaria Municipal de Educação – SME - localizada na rua Diogo Domingos Ferreira, 292, Bairro Bandeirantes, um seminário para apresentação e debates referentes à temática. No auditório da SME, o Coordenador da Articulação Brasileira de Gays – ARTGAY, vai mediar um debate sobre o tema da 15ª Parada.

Veloso procurou inovar na condução dos trabalhos. Para ampliar a participação e dar voz a mais pessoas, orientou que os oradores se alternassem entre componente da mesa de honra e da plateia: ora de um local, ora de outro.

As falas focaram, principalmente, na questão da abertura do mercado de trabalho ao público LGBT – para que tenham a oportunidade de viver fora da prostituição. A violência também foi abordada. Em Mato Grosso, este ano, os órgãos do sistema de segurança já contabilizam 11 assassinatos, tanto de membros declaradamente LGBT como também de uma pessoa reconhecida como hétero que foi morto por defender um não hétero.

As dificuldades de trabalho viriam, conforme diagnosticam os LGBTs, em razão da pouca escolaridade dos mesmos, pois as escolas não estariam preparadas para lidar com a situação, provocando tamanho desconforto que não restaria outra alternativa que não o abandono. Entretanto eles não aceitam o termo evasão, mas expulsão disfarçada, promovendo o “assassinato simbólico” desses estudantes.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA