20/09/2017
Vereador Paulo Araújo busca a implantação de saúde pública bucal em todos os PSF
Assessoria de Imprensa
A meta é ampliar e universalizar o acesso da saúde bucal nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) no município de Cuiabá. Esta uma das lutas que o vereador Paulo Araújo (PP) busca, considerando a grande demanda já existente nas 70 unidades básicas de saúde da família em Cuiabá. Portanto, a intenção é que este atendimento venha a existir nas novas unidades.

"Apenas algumas unidades básicas tem atendimento à saúde bucal. E nós precisamos aproveitar os financiamentos que vem do governo Federal e ampliar o acesso, tendo em vista que nós em Cuiabá chamamos quase 150 profissionais do concurso público só para odontólogos. Então nós precisamos aproveitar estes concursos públicos, estruturar estas unidades que já estão funcionando e não permitir que novas unidades possam nascer sem que tenham este importante serviço, que é a saúde bucal", destaca o vereador Paulo Araújo.

Foi anunciado no mês de julho deste ano que o Ministério da Saúde está investindo R$ 344,3 milhões para qualificar, ampliar e fortalecer o atendimento de Saúde Bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.
Lembrando que há algum tempo quem não tinha dinheiro para se consultar por uma dor de dente ou para fazer o tratamento bucal arrancava dente. Poucas pessoas tinham acesso.

O principal programa da saúde pública brasileira, universalizado por meio do PSF, a saúde bucal, com investimento do Ministério da Saúde, é a principal estratégia que deve ser adotada, inclusive pelo município de Cuiabá, que não o fez nestes últimos anos este modelo de atenção à saúde.

"Então, quanto a Cuiabá, não dá para a gente recuperar o passivo de anos tão somente em oito meses. Mas há uma programação específica e que nós vereadores devemos nos atentar para que todas as unidades básicas tenham saúde bucal. E fica aqui um alerta com relação a todas as reformas e ampliações que estão acontecendo nas unidades de atenção básica, onde vou repassar a planilha para os vereadores", pontuou.

Estas são propostas propositivas em prol da saúde pública de Cuiabá.

Beatriz Saturnino - Da Assessoria de Imprensa - vereador Paulo Araújo (PP)