18/09/2017
Vereador Luís Cláudio homenageia luta de mães de filhos celíacos
Brunna Maria/Secom-CMC
As mães de crianças portadoras da doença celíaca foram homenageadas com Moção de Aplauso concedida pelo vereador Luís Cláudio (PP), em Sessão Solene realizada na manhã desta segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá.

Para enfrentar as dificuldades que a doença impõe a que os portadores da doença desenvolvam sua rotina diária (principalmente nas escolas, mas também nas demais unidades de atendimento do Setor Público), as mães resolveram organizar uma associação, tendo à frente a senhora Sílvia Jecev, genitora do menino Emanuel Jecev, ele, que empresta o nome à lei já aprovada pela Câmara a qual visa estabelecer obrigações ao Poder Público, no âmbito municipal, quanto à implementação de medidas que assegurem cuidados adequados no atendimento às pessoas portadoras dessa doença que acomete, indistintamente, desde crianças até adultos, pobres e ricos.

Luís Cláudio informou que a Lei Emanuel Jecev foi aprovada por unanimidade em Plenário e encontra-se aguardando a sanção do Executivo. Porém, conforme já lhe adiantaram, o Prefeito deve impor vetos e determinados itens. Sobre essa possibilidade o Parlamentar se posicionou: Estamos agindo politicamente junto aos demais vereadores, para derrubarmos os vetos do Prefeito. Ainda que os vetos não atinjam partes que possam diminuir os efeitos da lei, fazemos questão de que ela entre em vigor tal qual votamos neste  Plenário”.

Em seguida ele convocou os participantes da Sessão para que estejam presentes na Sessão em que os vetos serão apreciados para exercerem a pressão democrática a fim de conseguir a aprovação da lei em completude.

A Presidente da Federação Nacional de Celíacos do Brasil (FENACELBRA) e também da Associação Sul-matogrossense de Celíacos, Elda Ávila, ao usar a palavra informou que organismos internacionais calculam que 1% da população mundial seja celíaca, no Brasil seriam em torno de 2 milhões, mas a maioria sem diagnóstico. “Não somos poucos”, acrescentou. Ela esclarece que a doença “não se combate, porque ela tem caráter genético”. As pessoas nascem predispostas a desenvolver a doença.

Sílvia Jecev explica que “é uma doença auto-imune, sem cura, o indivíduo tem intolerância permanente ao glúten. Quando não tratada ela pode levar a óbito”.

A FENACELBRA, composta por 19 associações em estados do país, destaca que na última década aumentou no Brasil a consciência sobre a doença, cujo único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Em panfleto alerta: Caso uma pessoa com doença celíaca consuma alimentos com glúten ou traços de glúten, isso vai provocar uma reação imunológica no intestino delgado, uma inflamação crônica que impede a absorção de nutrientes.

O glúten é apresentado como um complexo de proteínas encontradas nos seguintes cereais: trigo e suas variações (triticale, kamut, spelta), centeio, cevada, aveia e subprodutos desses cereais, como o malte, derivado da cevada.

Os sintomas mais comuns da doença são:
Diarreia crônica prisão de ventre crônica distenção abdominal – crescimento da barriga por acúmulo de gases e água - vômitos dor abdominal depressão desnutrição com déficit de crescimento anemia ferropriva não curável emagrecimento e falta de apetite baixa estatura irritabilidade osteoporose mancha nos dentes esterilidade abortos de repetição, doenças neurológicas. Mas para um diagnóstico preciso é necessário consultar um médico.

SECOM – CÂMARA DE CUIABÁ
ASSESSORIA