02/09/2008
Câmara analisa pedido de cassação do prefeito de Cuiabá
Secom CâmaraCbá
Vereadores em Sessão Plenária
A Câmara Municipal de Cuiabá deve analisar esta semana o pedido de cassação do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), segundo o presidente da Casa, vereador Lutero Ponce (PMDB). O pedido foi sugerido em plenário pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Luiz Poção (PP), que disse estar indignado com o fato do prefeito ter “desrespeitado” o Legislativo.

O vereador enfatizou que Wilson teria usado de truculência ao se afastar do cargo utilizando apenas de um comunicado ao Legislativo. “A medida tem que ser votada em Plenário”, afirma Poção, com base no artigo 39, inciso 1º do Regimento Interno, que se refere ao afastamento de cargo, por parte do chefe do Executivo.

O vereador recebeu apoio dos demais parlamentares e o pedido de cassação será analisado pela Mesa Diretora ainda esta semana, conforme Lutero. Poção ainda criticou o prefeito, com relação à calçada que estaria sendo construída no entorno do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). “Cuiabá tem muitos bairros sem infra-estrutura, praças abandonadas e ruas sem calçadas. Ele (prefeito) foi escolher para calçar justamente um órgão federal que tem recursos próprios?” Questionou.

O vereador Lúdio Cabral (PT) também se manifestou contrário à atitude do prefeito, em relação ao afastamento do cargo, para realizar campanha para reeleição. Para Lutero, da forma como ocorreu o afastamento do prefeito, torna nula qualquer ação da vice-prefeita, Jacy Proença, empossada temporariamente na tarde da segunda-feira (1).

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira