11/08/2017
Vereador Abilio cria projeto para instalação de placas orientativas de prevenção ao suicídio em locais com maiores ocorrências
Ednei Rosa/Secom-CMC
Vereador Abilio Junior
Um Projeto de Lei Municipal que prevê a instalação de placas com informações sobre  prevenção ao suicídio em locais com maior incidência ou probabilidade de ocorrência foi apresentado pelo vereador Abilio Junior (PSC), na última quinta-feira (10-08).

Conforme o parlamentar, a proposta vai ao encontro da “Campanha Internacional Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio e defesa da vida, desenvolvida no próximo mês em todo o país pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A proposta de Lei Municipal, segundo Abilio, visa ampliar as ações de preventivas ao suicídio e valorização da vida, bem como orientar a população quanto às organizações e entidades que prestam apoio às pessoas que convivem com esses tipos de problemas que, de acordo com psicólogos, estão associadas a questões psicoemocionais.

“Uma vida que conseguirmos salvar já será uma vitória para nós. Já vai mostrar que nosso projeto alcançou o objetivo com o qual foi criado”, afirmou Abilio, explicando que as pontes que margeiam a região metropolitana (entre Cuiabá e Várzea Grande), os viadutos da cidade e em outros pontos que órgãos de segurança entenderem pertinentes, deverão constar placas com os números telefônicos de organizações e entidades que lidam com essa temática, oferecendo amparo e auxílio psicológico e psiquiátrico. De acordo com a Lei, caberá ao Poder Executivo, a instalação dessas placas.

Em março deste ano, o vereador realizou uma audiência pública sobre a temática do suicídio e demais problemas psicológicos como, depressão e baixa autoestima que, conforme psicólogos, podem contribuir para a prática ou tentativa de suicídio. A audiência reuniu diversos profissionais que lidam com essas questões (suicídio e a depressão) e pessoas que passaram por algum trauma dessa natureza.

“A elaboração dessa lei é resultado de uma audiência pública que provocamos cinco meses atrás, quando buscamos discutir sobre saúde mental e ações voltadas para prevenção ao suicídio. Naquele momento, com apoio daqueles que vivenciaram ou lidam com essas problemáticas sugeriram algumas ações. Uma delas, foi a elaboração dessa lei, que tem como objetivo contribuir para a redução de índices de suicídio e ajudar no enfrentamento da depressão”, explicou o vereador.

Dana Campos
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app