30/03/2007
Morreu o vereador Barão Viégas
Secom CâmaraCbá/Rubens
Luiz José Barão de Viégas
O ex-vereador por Cuiabá e cirurgião plástico, Luiz José Barão de Arruda Viégas, faleceu, por volta das 06h30min min desta sexta-feira (30), na clínica Amecor, onde estava internado desde o último domingo devido a um infarto no coração. O corpo será velado na Câmara Municipal de Cuiabá, a partir das 13h. e o enterro deverá acontecer amanhã 31/03, às 9:00 h.

Barão Viégas assumiu o primeiro mandato como vereador em 1983. No mesmo ano foi eleito presidente da Comissão de Justiça, Economia e Finanças. Ocupou a liderança do PMDB na Casa de 1987 a 1988, quando filiou no PTB. Na eleição de 1988 não se reelegeu, ficando na primeira suplência do partido. Em maio de 1990, Viégas foi convocado para ocupar o cargo de vereador durante o impedimento do titular, Arthur Bastos Jorge, que assumiu o cargo de secretário municipal de Saúde.

Em abril de 1993 tomou posse como vereador na vaga deixada por João Malheiros. Em setembro do mesmo ano, ocupou a vaga de Luiz Marinho, que pediu licença de 121 dias. No dia 2 de janeiro de 1995 reassumiu definitivamente o cargo no lugar de Emanuel Pinheiro, eleito deputado estadual.

Viégas ocupou a presidência da Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente em 1996, mas não conseguiu a reeleição nas eleições de outubro. Assumiu novamente o cargo de vereador durante o afastamento de João Malheiros e Luiz Marinho.

Em fevereiro de 1999 tomou posse como vereador na vaga deixada por Moacir Pires e assumiu a liderança do PFL no Parlamento Municipal. Nas eleições de outubro de 2000 foi reeleito pela Coligação Aliança Democrática Liberal (PFL/PL), obtendo 2.425 votos.

No biênio 2001/02, Viégas participou como membro da Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente, e suplente da Comissão de Educação, Cultura e Saúde.

Em 2004 o ex-vereador foi candidato a vice-prefeito de Cuiabá na chapa encabeçada pelo atual deputado estadual, Sérgio Ricardo.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad