Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/06/2017
Câmara decreta luto em respeito ao falecimento do ex-presidente da Aecim Tocantins
Brunna Maria - Secom/CMC
Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Justino Malheiros (PV), decretou luto oficial por 3 dias e expressa profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador e ex-presidente desta Casa de Leis, Aecim Tocantins, que foi a óbito na madrugada de domingo (18), nesta Capital.

Contabilista formado na então Capital da República, Rio de Janeiro, em 1943, é figura de grande destaque na sociedade mato-grossense, por sua atuação como profissional de contabilidade, professor e política – foi, além de vereador, vice-prefeito de Cuiabá, Secretário de Estado no governo de Fernando Correa da Costa, Membro da Comissão da Divisão do Estado de Mato Grosso, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, empresário, ocupou diversos outros cargos em organizações como o BNH (Banco Nacional da Habitação), Senac, Sesc e em empresas como a histórica Usina Maravilha, de propriedade do Coronel Palmyro Paes de Barros.

Deixa viúva a senhora Célia Lombardi Corrêa Tocantins e dois filhos órfãos: Mário Luís e Maria Alice.

Definia-se como “um simples professor e contador. Uma pessoa cristã, católica e que procura viver de bem com a vida”.

Dentre tantas atividades, em coautoria com a esposa deixa como legado as publicações: Educador, Historiador Homem de Letras e Parlamentar, de 1999 Coletânea: Conceitos, Frases e Pensamentos, de 2012 e Cartas do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon: relíquias do telegrafista Tocantins, de 2013 além de inúmeros artigos publicados em jornais e revistas.

Aecim Tocantins nasceu em Cuiabá em 08 de junho de 1923 e morreu no dia 18 de junho de 2017. Era filho de Odorico Ribeiro dos Santos Tocantins e Alice Borges Tocantins. Ficou órfão aos 5 anos de idade e foi criado pela irmã Arinil e posteriormente pela madrasta Alina do Nascimento Faria Albernaz Tocantins.

Secretaria de Comunicação 



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.