16/07/2008
Lutero homenageia pioneiros no comércio de Cuiabá
Secom Câmara/CBA
Lutero homenageia comerciantes pioneiro em Cuiabá
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Lutero Ponce (PMDB), entregou na noite desta terça-feira (15/07), 18 Moções de Aplauso a comerciantes pioneiros em Cuiabá e Título de Cidadão Cuiabano ao integrante do Conselho Diretor da CDL Cuiabá, Luiz Assad Haddad, em Sessão Solene realizada na FIENTEC para comemorar o Dia do Comerciante celebrado no dia 16 de julho.

Segundo Lutero, o Dia do Comerciante foi instituído por Café Filho em 1953, quando foi presidente do Senado Federal. Ao falar sobre a importância do comerciante, Lutero ressaltou a sua contribuição à economia do Estado e reconheceu a necessidade da classe política facilitar a vida desse profissional que luta para se manter firme em meios às crises econômicas e financeiras do Brasil e do Mundo. “Esta homenagem é feita àqueles que por justiça é de direito, porque fizeram por merecer e contribuem significativamente com o desenvolvimento da cidade. A nossa intenção em realizar esta homenagem é de impulsionar o crescimento e o bem estar social de nossa população”, afirmou.

O presidente da CDL de Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar destacou que um das grandes conquistas do comerciante foi a implantação da rede de proteção ao crédito SPC. Já o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Paulo da Silva, acredita que quando o comércio vai bem todo o município e todo o Estado vai bem. O presidente da instituição que tem 25 anos de fundação, 43 filiais em todo o Estado e oito mil associados agradeceu ao vereador Lutero pela homenagem e afirmou ser um momento de júbilo para os profissionais da área.

O vereador republicano Francisco Vuolo também esteve presente na cerimônia e afirmou que os comerciantes fazem parte da história de Cuiabá, entre eles Luiz Assad Haddad, dono da primeira loja de tecidos de Cuiabá, a Casa São Luiz, localizada na rua 13 de junho. “Receba o nosso reconhecimento pelo seu brilhantismo que vem se destacando ao longo dos anos e pelo desprendimento em acreditar no futuro, pois todo comerciante é sonhador”, afirmou.

Assad escolhido para falar em nome dos homenageados agradeceu o Título de Cidadão Cuiabano e as moções entregues pela Câmara de Vereadores. “É com grande satisfação que recebo este título. Eu só posso elogiar essa cidade que me recebeu de braços abertos. Aqui minha vida se desenrolou de forma especial, consegui fazer um ‘pé de meia’. Tenho 17 netos cuiabanos, cinco filhos cuiabanos e três bisnetos cuiabanos, quer dizer... Eu sou cuiabano de chapa e cruz minha gente”, garantiu.

O comerciante ainda fez questão de ressaltar a história de colegas que também receberam honraria como Névio Lotufo, que abriu a primeira loja de bicicletas em Cuiabá e de Abrahão Miguel Icalix, dono da primeira ótica da Capital e de Salah Soleiman Ayoub que começou no ramo de calçados e hoje é dono do “Al Manzul”, considerado em 2005 o melhor restaurante árabe do Brasil pelo Guia Brasil Quatro Rodas 2005 e o melhor do Mundo pelo Comitê de Seleção do 30º Troféu Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Espanha.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues