01/07/2008
Missão de Paz no Haiti e PAC são temas na Tribuna Livre
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Tenente Coronel Fernando Miranda do Carmo
A participação de soldados na Missão de Paz no Haiti e as obras de construção e pavimentação de 49,6 km da BR 163 (Cuiabá- Santarém), no trecho entre a cidade de |Guarantã do Norte MT e a divisa dos Estados de Mato Grosso e Pará com recursos do PAC foram temas da tribuna livre na Câmara Municipal de Cuiabá na última sessão plenária. O Tenente Coronel Fernando Miranda do Carmo o 9º Batalhão de Engenharia e Construção disse aos vereadores que deverá enviar até o final deste ano mais soldado para a missão.

A Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti foi criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, para restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

A Companhia de Engenharia tem como atribuição colaborar com a infra-estrutura do país. Militares do BEC estão presentes no Haiti, integrando a Companhia de Engenharia, desde 2006.
Oito militares partiram em maio deste ano compondo o 7º Contingente da Companhia de Engenharia de Força e Paz no Haiti serão empregados no segundo semestre, disse o Coronel.

O batalhão, desde 2006, já mobilizou quatro oficiais, 19 subtenentes-Sargentos e 40 Cabos-Soldados para participarem da Companhia de Engenharia da Minustah.

Histórico
O 9º BEC originou-se do 3º Batalhão de Engenharia, criado em 26 de dezembro de 1917, instalado provisoriamente em São Gabriel/RS.

Dos acampamentos e outras se desenvolveram com a implantação da rodovia O 9º BEC instalou-se em Cuiabá em 31 de janeiro de 1971 com a missão de implantar a BR163 e conservar a BR 364.

“A implantação da BR 163 pode expressar sua grandeza em números”, disse. Sua construção durou seis anos, construção de 3.093 m de pontes de madeira, construção de 10 campos de pouso. Cidades de MT surgiram dos acampamentos e outras se desenvolveram com a implantação da rodovia.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro