20/03/2017
Marcos Veloso propõe criação de Fórum Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá
Ednei Rosa - Secom/CMC
Vereador Marcos Veloso
A criação de um Fórum Parlamentar composto por vereadores dos seis municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, foi sugerida pelo vereador da Capital, Delegado Marcos Veloso (PV), durante audiência pública que discutiu o diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da referida região.

“Esse assunto é de extrema importância para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, por esse motivo, entendo que poderíamos estabelecer um fórum dos vereadores dessas cidades, para que possamos acompanhar o desenvolvimento do PDDI, que irá interferir na vida da nossa Capital, particularmente, nos próximos 10 anos. Esse estudo será a linha mestra que vai embasar os investimentos do Estado para os nossos municípios”, avaliou Marcos Veloso, ao ressaltar que a ideia é de agregar os vereadores das cidades da região aos debates.

O Vale do Rio Cuiabá é formado pelos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães. Entre os eixos temáticos debatidos no PDDI estão o Desenvolvimento Econômico Social e Políticas Setoriais (educação, habitação, saúde, turismo, segurança, lazer e esporte), Planejamento do uso e ocupação do solo - Mobilidade e Acessibilidade, Preservação e Conservação de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental.

O parlamentar indicou que os debates necessariamente devem ser organizados pelo Governo do Estado, por ter o papel legal de articulação entre os diversos municípios, entretanto ressaltou que cada município deve colaborar com o planejamento e o fórum parlamentar seria uma ferramenta importante para enriquecer o planejamento. “Quem vive no município, conhece as necessidades e está no corpo a corpo com a população é o Poder Legislativo Municipal e o próprio Poder Executivo Municipal”, disse Marcos Veloso.

O vereador citou como exemplo a situação da obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujas obras deveriam ter ficadas prontas para Copa do Mundo de 2014, e até hoje encontram-se paralisadas e com os contratos suspensos pela Justiça Federal. “Vimos o VLT ser lançado, por uma ocasião de um evento internacional, e não aconteceu, resta a nós aqui desta Casa, às vezes, ter que prestar justificativas a população de eventos que não são de nossa atribuição, mas sofremos as consequências. Entendo que esse fórum possibilitará a discussão da ocupação ordenada do solo, urbanização, saneamento e acessibilidade, entre outros temas”, exemplificou.

Marcos Veloso ressaltou que a criação do Fórum Parlamentar proporcionará aos vereadores melhores condições de acompanhar os trabalhos do PDDI. “Não podemos ficar de fora dessa discussão, pois somos legítimos representantes do povo. Temos o dever de estar dentro desta discussão. Temos que tratar o Vale do Rio Cuiabá com muita responsabilidade”, disse.
O vereador sugeriu uma reunião no Colégio de Líderes para buscar o melhor encaminhamento para a efetivação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Na sequência, o parlamentar pretende oficializar junto às demais Câmaras Municipais a intenção da criação do comitê.

O PDDI está na fase de diagnóstico, na sequência, seguirá para o prognóstico e elaboração do plano e do projeto de lei. Serão coletados dados, realizadas entrevistas e reuniões com lideranças municipais, audiências públicas, divulgação e oficinas de capacitação. Participam das audiências representantes do Poder Público Municipal e Estadual, Movimentos Sociais, Sociedade Civil Organizada, Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), empresa responsável pela elaboração do plano.

Assessoria de Gabinete do Vereador Vereador Marcos Veloso

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues