26/06/2008
Entidade desenvolve projeto d reciclagem na capital
Alexandre Carneiro preside de a SIESA-MT e OSIP Organização Social de Interesse Público, entidade que desenvolve diversos trabalhos na área social e ambiental. Na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá Alexandre falou sobre a importância da reciclagem. A missão da entidade enquanto sociedade civil organizada é mudar os preconceitos em relação ao catador que sofre, além do descaso, a discriminação da sociedade por ser uma atividade informal, Identificar estes trabalhadores como agentes da reciclagem e oferecer a ele dignidade e identidade perante a sociedade.

“Trabalhamos na promoção e inclusão social. Conclamamos a sociedade para participar desse processo de desenvolvimento sócio ambiental sustentável como meio de preservação do meio ambiente, e valorização do ser humano realizando a separação do seu material gerado em suas residências e destinando-o aos agentes da reciclagem”, disse.

Com o passar dos anos a capital tem adquirido uma proporção populacional muito extensa e aproximadamente 70% do avanço deste crescimento tem se dado ao aumento das comunidades periféricas por migrantes do interior e de outros estados, bem como o êxodo rural, consequentemente culminando no crescimento desordenado sem uma infra-estrutura adequada para absorção destas famílias, geralmente estas não tem um planejamento familiar, e a falta de controle da natalidade faz a cada dia novas vítimas de uma segregação, econômica, social, cultural, e até racial das classes menos favorecidas por classes mais abastadas.

Alexandre disse aos vereadores que o trabalho desenvolvido pela entidade conjuga esforços e contribuiu para uma sociedade com equilíbrio ambiental e com mais qualidade de vida.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro