24/06/2008
CPI do Lixo pede a prorrogação dos trabalhos
Secom Câmara/CBA
Vereador Francisco Vuolo Presidente da CPI
Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito- “CPI do Lixo” serão prorrogados por mais 45 dias, prazo necessário para realização das oitivas em que serão ouvidos o Procurador Geral do Município José Antônio Rosa sobre o contrato com a empresa responsável pela coleta do lixo. Já o diretor da empresa Qualix Serviços, Marcel Gelfi, pediu nova data para audiência. O pedido de prorrogação foi acompanhado da exibição do vídeo aos vereadores sobre a coleta de lixo no Pronto Socorro em Cuiabá.

O presidente da CPI, vereador Francisco Vuolo (PR) disse que a comissão já solicitou ao Ministério Público a intervenção do aterro sanitário e a suspensão do contrato com a empresa Qualix.

A imagens exibidas aos vereadores e imprensa comprovam a mistura do lixo hospitalar com o lixo domiciliar no aterro sanitário. Lixo depositado fora da vala séptica junto a outros tipos de resíduos sólidos. “Constatamos a presença de animais mortos junto com lixo hospitalar o que compromete sobremaneira as condições do reservatório da vala séptica”, afirmou Vuolo.

Além da comprovação das irregularidades gravíssimas na coleta do lixo hospitalar, o vereador ressalta o verdadeiro núcleo de contaminação que está contido no subsolo do aterro sanitário.

O flagrante apontou ainda o manuseio incorreto do lixo hospitalar, o desrespeito por não obedecer a correta embalagem. Materiais nocivos à saúde da população sendo jogados dentro do compactador sem qualquer proteção. Sangue derramando direto no asfalto espalhando contaminação segue em direção ao aterro sanitário com todo liquido hospitalar, inclusive sangue sendo jogado pelas ruas da cidade. O mesmo caminhão que recolhe o lixo domiciliar recolhe o lixo hospitalar.

As imagens chamaram a atenção dos vereadores e foram comentadas pelos vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Luiz Poção (PP) que também pediram providências urgentes para corrigir as irregularidades.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues