Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/02/2017
Câmara aprova requerimento de Abílio Júnior que questiona sistema de cadastramento de vagas em creches e CMEIs de Cuiabá
Ednei Rosa/CMC
Vereador Abílio Júnior
A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou o requerimento do vereador Abílio Junior (PSC), que versa sobre o critério de georreferenciamento utilizado para o cadastramento de vagas nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O critério aponta que as crianças devem ser matriculadas de acordo com a proximidade entre a casa e as unidades de ensino infantil do Município.

A apresentação do requerimento foi uma das mais debatidas entre os legisladores durante a sessão de quinta-feira (09). 

Conforme dados levantados pelo legislador junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), a Capital tem um déficit de aproximadamente 5 mil vagas. “São 5 mil famílias que não têm onde deixar suas crianças. Por isso, vejo que todo o processo deve estar muito bem esclarecido a essas famílias que não foram contempladas, assim, demonstrar que a Prefeitura conduziu de forma legítima o processo, e buscarmos formas de ampliar a oferta de vagas que possa suprir a demanda existente”, explicou o vereador. 

Segundo Abílio Junior, o objetivo do requerimento é dar mais transparência ao processo de ocupação dessas vagas. “Houve tempo que o processo de cadastramento dessas vagas sofria muita influência política, empresarial, entre outras. A nossa intenção, com isso, é mostrar para a sociedade, por meio de informações da própria Secretaria de Educação, que hoje existe um processo justo e legítimo no preenchimento delas”, explicou, completando que “com a transparência das informações a sociedade acaba sendo chamada para fiscalizar conosco essa questão”.

Diante do que foi exposto em plenário, foi verificada a necessidade de a secretária Municipal de Educação, Mabel Strobel Moreira da Silva, fosse convidada para prestar todas as informações pertinentes ao referido processo de georreferenciamento.
“Tivemos a confirmação do comparecimento da secretária, ainda durante a sessão”, enfatizou o vereador.

Dana Campos
Assessoria de Gabinete do Vereador Abílio Júnior


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.