10/06/2008
Serviço de saúde e poluição da lagoa do CPA são discutidos na Câmara
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
No grande expediente a vereadora Enelinda Scala (PT) comentou a morte de uma criança de 11 anos que chegou ao Pronto Socorro com apendicite estuporada e teve que ser levado as pressas para cirurgia no Pronto Socorro de Cuiabá, mas não resistiu. A vereadora criticou o serviço de saúde na Capital, relatando que a criança teria passado pela policlínica do Coxipó dias antes da crise e não teve seu problema de saúde assistido. Segundo a vereadora a policlínica não tem as condições necessárias para a realização dos exames necessários.

Enelinda falou da situação em que se encontra o Pronto Socorro de Cuiabá, que segundo ela é inaceitável para a dignidade humana. Enelinda disse que a Capital mato-grossense necessita no mínimo de mais quatro Prontos Socorros para atender a demanda. “As pessoas humildes que não têm recursos morrem em Cuiabá. A saúde é um desafio para as próximas administrações. O problema maior da saúde no município é de gestão e corrupção”, garantiu. Além de destacar as falhas nos serviços de saúde pública da Capital, a vereadora petista também ressaltou outros dois problemas que segundo ela são os mais críticos em Cuiabá, que é o transporte coletivo e a falta de segurança nos bairros, destacando o Despraiado.

O vereador Luiz Poção (PP) expôs a situação do esgoto da Grande CPA que está sendo despejado em lagoa da região e não está sendo tratado desde o começo do ano. O vereador disse que esteve in loco constatando a irregularidade e sugeriu a isenção total da taxa de esgoto cobrada na conta de água dos moradores do entorno da lagoa do CPA. Segundo o vereador, o esgoto da Lagoa compromete o Córrego do Caju e acaba caindo no Rio Cuiabá. “Nós temos que usar o bom senso. Um morador que paga R$ 100 de água, paga mais R$ 65 de taxa de esgoto, serviço que não está sendo oferecido pela Sanecap”, justificou a sugestão.

A suplente de vereadora Márcia Campos (DEM) recebeu as boas vindas dos demais vereadores ao participar de sua primeira sessão na Câmara, ocupando a cadeira deixada por Deucimar Silva (PP), vereador cassado pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso por infidelidade partidária. Márcia afirmou que poderia até renunciar a convocação do TRE-MT em consideração ao vereador cassado, mas estaria frustrando a expectativa de 2.253 eleitores que votaram nela nas últimas eleições. “Assumi o meu mandato com a pureza daqueles que querem contribuir e colaborar”, afirmou.

Ainda no grande expediente, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) demonstrou indignação contra a prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania que, segundo o vereador, nada contribuiu com a campanha do Mixto Esporte Clube que se consagrou campeão mato-grossense de 2008. “Secretaria que eu considero como Secretaria do Peladão, só cuida do Peladão”, criticou.

O vereador Permínio Pinto (PSDB) registrou a realização da 2ª etapa do Festival Volume na Casa fora do Eixo, espaço cultural no bairro Boa Esperança, nos dias 13, 14 e 15 de junho. Serão apresentadas sete bandas de fora do Estado e mais 13 bandas cuiabanas. Permínio também registrou a realização da Etapa Internacional de Torneio de Tênis em realizada em Cuiabá. O torneio que começou ontem (9) vai até o próximo dia 15. “É a primeira vez que a cidade cedia um torneio internacional de tênis”, afirmou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues